Entrevistámos a equipa para saber mais detalhes!
O cuidado na estrada é um dos requisitos minimos e essenciais para uma condução segura.
Assim, sabemos bem que podemos contar com as entidades de segurança para prevenirem determinadas situações menos agradáveis.
Desta forma, a aplicação Radares de Portugal permite que as pessoas reportem, de uma forma fácil, os radares de velocidade nas estradas nacionais, assim como estarem sempre informados em que locais estão localizados radares por todo o país.
Esta aplicação, para Android, contém já a mais recente versão da Base de Dados de Radares do site radaresdeportugal.pt.
O Pplware esteve à conversa com a equipa Radares de Portugal, para saber mais sobre este projecto!
Radares de Portugal é um projecto português com o intuito de que as pessoas partilhem e tenham acesso à informação relativa aos radares de velocidade que se encontram espalhados por todas as estradas nacionais.
Assim, o utilizador pode reportar a visualização de um desses radares, partilhar a sua localização com outras pessoas, e também verificar outras localizações já partilhadas para que, assim, tenha uma viagem mais segura.
Recentemente este projecto foi também lançado como aplicação para Android, onde o utilizador recebe sempre uma notificação (alerta sonoro e visual) da proximidade das mais de 1800 localizações habitualmente usadas pelas forças policiais para controlo de velocidade, bem como das localizações ativas reportadas em tempo real, por uma comunidade ligada.
Pplware: Qual o objectivo da aplicação Radares de Portugal?
Radares de Portugal: O objetivo desta aplicação é permitir um acesso mais eficiente e eficaz ao projecto Radares de Portugal, presente há quase uma década, e agilizar o processo de partilha e consulta de radares de velocidade nas estradas nacionais.
Neste momento a informação está presente na página oficial do projeto (http://radaresdeportugal.pt/) e no Facebook (http://fb.com/groups/radaresdeportugal/), mas a sua consulta não é a mais eficaz. A página oficial do projeto tem, para além de outras importantes informações, uma fiável base de dados de localizações habituais onde é praticado o controlo de velocidade. Base de Dados essa que não funciona em tempo real, mas é um trabalho voluntário que, neste momento, já dispõe de mais de 1900 localizações de Radares Fixos e Móveis em Portugal. No caso do grupo Radares de Portugal no facebook, esse, sim, trabalha em tempo real, mas a informação, na maior parte das publicações, não é precisa, o que não se torna tão fiável.
Esta aplicação, denominada Radares de Portugal, vem juntar, agora, as informações disponíveis no site oficial e no grupo do Facebook. Ou seja, dispõe sempre da versão mais recente da base de dados de localizações habituais de controlo de velocidade e, claro, a informação precisa e identificada em tempo real, agora num mapa do google. A aplicação sabe da localização do utilizador automobilista e apresenta-lhe diretamente quais os radares à sua volta, e, alem disso, notifica-o quando se está a aproximar de um radar, radar esse que até pode ter sido denunciado/partilhado há 5 minutos atrás por outro automobilista que passou naquela estrada. O utilizador automobilista só tem de ligar a aplicação e será informado quando existir informação relevante.
A aplicação Radares de Portugal está arquiteturada para ser o menos intrusiva possível, por isso pode ser usada durante a condução. Para partilhar uma localização correta e precisa, em tempo real, só precisa de tocar apenas 2 vezes no ecrã. Essa informação é enviada para o servidor, é trabalhada no mesmo e, após isso, volta a ser enviada, agora, para todos os que navegam com a aplicação ligada. Todo este processo de uma forma muito rápida, não comprometendo a fiabilidade da aplicação. Para ser notificado da proximidade, apenas precisa de a ter ligada, e, se for o caso, pode estar a trabalhar em simultâneo com uma aplicação navegador GPS.
Pplware: Quem são os autores/quem faz parte do projecto?
Radares de Portugal: Esta aplicação está a ser desenvolvida por uma equipa de profissionais na área das aplicações móveis, sendo eles o Alexandre Vieira, Pedro Gandola, Pedro Laranjeiro e Simão Seiça e o designer Nuno Boquinhas. O projeto Radares de Portugal conta com uma pequena equipa dinâmica, da qual neste fase de desenvolvimento da app, estiveram em constante colaboração Júlio Rocha (Fundador do projeto) e Miguel Silva, moderador técnico do projeto.
Pplware: Como surgiu esta ideia?
Radares de Portugal: Um dos jovens, pertencentes à equipa de desenvolvimento, teve a ideia de elaborar uma aplicação que auxiliasse os condutores e que permitisse a redução da sinistralidade. Nas pesquisas iniciais descobriu o projeto Radares de Portugal e entrou em contacto com os seus administradores. A equipa que gere o projeto Radares de Portugal já andava, há algum tempo, a estudar a possibilidade de brindar os seguidores com uma aplicação móvel. Houve logo uma clara vontade de meter mãos à obra e desenvolver algo que fosse realmente funcional.
Pplware: De que forma funciona este projecto? Como são conseguidas as informações?
Radares de Portugal: A equipa Radares de Portugal analisa, trabalha, converte e disponibiliza localizações precisas (coordenadas) de radares nas estradas nacionais, desde 2005, em forma de uma base de dados, compatível com os mais populares sistemas de navegação terrestre. Embora essa informação seja fiável, não funciona em tempo real. A nova aplicação móvel já tem integrada a mais recente base de dados de dados disponível para a comunidade Radares de Portugal e ainda permite, agora em tempo real, que os utilizadores automobilistas denunciem novas localizações ou reativem os radares da base de dados. A informação apresentada aos utilizadores é clara, pois os avisos visuais são apresentados de cor diferenciada, sendo os verdes radares em tempo real (que foram denunciados ou reativados há menos de 5 horas), os azuis localizações habituais de controlo de velocidade e os vermelhos radares fixos.
Todos estes alertas são apresentados uma a velocidade máxima permitida na via.
Novos radares submetidos pelos utilizadores, através da aplicação, que inicialmente se apresentam verdes, ficam automaticamente amarelos, após 5 horas, para que o utilizador portador da aplicação saiba que essa localização ainda será analisada pela equipa de desenvolvimento e se essa localização for verdadeira, passará a ser tratada como uma localização habitual, aumentando sempre a fiabilidade da aplicação.
Pplware: Qual o feedback do público? Radares de Portugal: Ainda estamos numa fase inicial por isso não temos muito feedback. Dos comentários conseguidos, sentimos que o público está ansioso e com altas expetativas. Esperamos não desiludir.
Pplware: Objetivos/projetos futuros?
Radares de Portugal: Esta aplicação esta longe de ser concluída. Existem muitas ideias para novas funcionalidades que terão de ser discutidas.
Nos próximos tempos o trabalho será limar arestas e discutir novas funcionalidades.
Estamos numa fase inicial, mas vamos trabalhar para esta aplicação portuguesa seja a mais eficiente e eficaz no mercado das aplicações móveis, dentro da temática Radares.
- Autenticação (inclusivamente através do Facebook)
- Visualização de radares fixos (vermelhos) e móveis (amarelos ou azuis) num raio de 10km.
- Adição, edição e atualização de radares móveis.
- Alertas de radares próximos, quando em movimento, e respetivas notificações.
Dicas:
- Toque no ecrã durante alguns segundos para adicionar um radar na posição onde se encontra.
- Pode navegar para for a da aplicação e continuar a receber alertas. Com o ecrã desligado é ideal para poupar bateria.
Pode saber mais sobre esta aplicação, inclusive saber como funciona, aqui.