Pplware

Internet no Android a partir do PC, por USB? Sim é possível

Recentemente enquanto fazia umas pesquisas pela Internet, descobri um projecto bastante interessante que dá pelo nome de Android Usb Port Forwarding. A arquitectura do Android permitia que um PC se ligasse à Internet através de um dispositivo com Android, quando ligados através de um cabo USB. No entanto, o oposto é agora também possível, o Android pode ter acesso à Internet através do PC, com recurso ao Android Debug Bridge (mais conhecido por ADB).

 

 

O Android Usb Port Forwarding funciona como um túnel entre uma aplicação cliente do Android e um PC/servidor. Do lado do PC definimos quais as portas que pretendemos abertas e, através do túnel criado, todo o tráfego é reencaminhado para o Android.

Port Forwarding… o que é?

De uma forma muito simples, o mecanismo de port forwarding permite que o tráfego para uma determinada porta seja reencaminhado para outra porta.

HTTP proxy

Como já referimos em alguns artigos, o Android permite que um PC se ligue a Internet através de um dispositivo com Android (ver aqui). E o contrário é possível? A resposta é sim !!!! Vamos ver como funciona.

Do lado do Android

Passo 1 – Activar a opção “USB debugging” no Android

Passo 2 – Instalar o “Usb Tunnel” a partir do código QR ou através do market aqui ( a partir do dispositivo).

Passo 3 – Correr a aplicação instalada (Usb Tunnel) no Android

Passo 4 – Ter instalado um browser que suporte a configuração de um proxy. Para este exemplo usei o opera Mobile. Depois basta escrever na barra de endereço about:config e aceder a opção Proxy tal como apresentado nas imagens seguintes.

Do lado do PC

Passo 1 – Instalar a aplicação AndroidTool (download aqui)

Passo 2 – Indicamos o caminho onde temos o SDK e podemos proceder à configuração do mecanismo de port forwarding. Para este exemplo usei o proxy público: 88.190.16.207 a funcionar na porta 3128 (ver mais informação aqui)

Nota importante: No campo Host Address devem indicar o endereço de um proxy interno ou externo a vossa rede. Para quem pretender um proxy externo pode usar um dos disponíveis no site http://www.freeproxylists.com/. No Host Port indiquem qual a porta que o proxy usa (esse informação está também no site).

Depois de tudo estar correctamente configurado, já podem aceder à Internet através do dispositivo com Android, que se encontra ligado ao PC através de um simples cabo USB.

Para os utilizadores que nos questionaram se era possível ter Internet no smartphone através do PC, aqui está a solução. O Android Usb Port Forwarding funciona bastante bem, apesar de no inicio ter despendido algum tempo a perceber como tudo funcionava uma vez que a documentação do projecto não é a melhor. Se alguém tiver algum problema, basta deixar comentário que eu terei todo o gosto em ajudar. Desde já os nossos parabéns ao Thierry Parent pelo excelente trabalho.

Android… é aqui no Pplware!

Artigos relacionados


Homepage: UsbPortForwarding

Exit mobile version