Pplware

Dica: Como impedir que o Assistente da Google fale nos momentos inoportunos

A decisão da Google de trazer o seu Assistente para o nosso idioma vem abrir-nos uma nova porta de possibilidades de utilização da tecnologia.

Estando sempre presente no Android, é importante tê-lo configurado para servir os utilizadores da melhor forma. Uma dica importante é configurá-lo para apenas responder com voz enquanto pretendemos. Veja como pode configurar este componente.


Na sua configuração base, o Assistente da Google está preparado para responder ao utilizador por voz. Como nem todos querem ou podem ter essa configuração, existe a possibilidade de limitar estas respostas. Passam a ser feitas apenas por escrita e abandona a forma verbal.

Mudar a configuração do Assistente da Google

Para começar esta configuração, devem abrir a app Google. Na zona inferior à esquerda, encontram a opção Mais que deverá ser escolhida.

Em seguida, devem procurar a opção Definições. É aí dentro que vão encontrar os passos seguintes que devem realizar para conseguir principalmente mudar esta opção.

Selecionem depois para Assistente Google para configuração da verbalização das respostas a serem dadas.

Por fim, e na zona do utilizador, devem escolher o separador Assistente. No final desta área vão igualmente encontrar os dispositivos onde o assistente está associado.

É no smartphone que vão colocar as respostas em silêncio

Ao escolherem o smartphone vão aceder à área de definições associadas a esse dispositivo. Procurem a zona Voz e escolham Saída de voz. Esta fará surgir um pop-up.

Devem alterar em seguida a escolha de Ativado para Apenas mãos livres. Assim, desativam as respostas por voz da Assistente Google e passam a recebê-las por escrito, diretamente no ecrã do smartphone.

Esta poderá ser uma configuração ativada de forma permanente ou, em opção, sempre que quiserem mudar o comportamento desta novidade da Google. Estará assim mais silenciosa, mas igualmente ativa sempre que necessitarem dela.

Exit mobile version