O Apple Music poderá ter sido apenas o início da entrada dos serviços da Apple, associados ao iOS, no Android.
Tendo em consideração alguns comentários recentes de Tim Cook, o Apple Music no Android foi uma forma de “testar as águas” para perceber como um serviço Apple seria aceite pelos utilizadores Android. Por isso, mais novidades podem estar a ser preparadas.
O segmento dos smartphones tem mesmo que se reinventar sob pena de não ser capaz de dar a volta ao abrandamento da procura que se tem vindo a assistir e que se espera que seja ainda mais relevante durante este ano.
Neste sentido, parece que a Apple está empenhada em oferecer o que tem de bom aos utilizadores de outros sistemas operativos, nomeadamente do Android, onde já começou a lançar as primeiras cartas com o Apple Music.
Serviços iOS no Android
Recentemente, Tim Cook teceu alguns comentários relativos à introdução de outros serviços iOS na plataforma móvel da Google e referiu que a introdução do Apple Music foi apenas uma forma de abrir portas ao crescimento da sua divisão de serviços através de outras plataformas.
A possibilidade de ter num Android serviços da iCloud, como o calendário, o e-mail ou os lembretes, ou até mesmo a nova galeria de imagens, seria uma grande vantagem para os utilizadores das duas plataformas e uma maior oferta de qualidade para os utilizadores Android.
Outro dos serviços lógicos a chegar ao Android pela mão da Apple seria o iMessage, este poderia passar a ser um serviço universal e gratuito, concorrente do Skype ou do Hangouts.
O caso do Apple Pay parece ser um pouco mais complexo. Uma das grandes características do serviço de pagamentos da Apple é a sua segurança e abrir este sistema ao Android, teria de ser algo muito restrito em termos de modelos compatíveis e onde a Apple pudesse exercer um controlo apertado.
Será que os utilizadores Android querem os serviços Apple?
Esta é a grande questão que a Apple enfrenta ao querer entrar no mundo do Android. Apesar da aplicação do Apple Music no Android contar já com um grande número de downloads a classificação é de apenas 3,3 pontos em 5, o que não é de todo uma grande pontuação. No caso da galeria de fotos do iCloud, este serviço poderá ser realmente útil para quem utiliza Android e iOS para ter tudo sincronizado, agora para os utilizadores apenas de Android será que o serviço da Apple é melhor que o Google Photos?
Estar presente em diferentes plataformas móveis com o melhor software é algo que a Microsoft e a Google já vêm a fazer há algum tempo e a Apple parece estar a querer entrar nesta corrida.