A Google está preocupada com o tempo que passamos agarrados ao smartphone. Este é cada vez maior e ocupa a atenção dos utilizadores de forma total, que mergulham de forma total e absoluta no que este fornecem.
Com o Bem-estar digital, o Android oferece uma forma integrada de controlar o tempo de utilização. Ao mesmo tempo, dá a capacidade de bloquear as apps e assim impedir que estas estejam visíveis e poder ser usadas.
O foco da Google desde a anterior versão do Android está no tempo que é passado a usar o smartphone. A ideia é dar aos utilizadores as ferramentas necessárias para monitorizarem e controlarem este tempo. Criou agora 5 apps que complementam o Bem-estar Digital e que dão ainda mais controlo ao utilizador.
Unlock Clock – A Digital Wellbeing Experiment
A primeira proposta é o Unlock Clock. Esta app permite ao utilizador ter controlo sobre o número de vezes que o seu smartphone foi desbloqueado. Isso garante que os utilizadores tenham noção a utilização que fazem.
O Unlock Clock é um wallpaper que é atualizado a cada nova utilização do telefone. Os dados são eliminados todos os dias, mantendo-se apenas registos das 24 horas atuais.
Homepage: Google Creative Lab
Preço: Gratuito
We Flip – A Digital Wellbeing Experiment
A segunda oferta, o We Flip, funciona ao nível de um grupo de utilizadores. Depois de todos terem a app ativa, os telefones são virados e inicia-se o concurso para ver quem aguenta mais tempo sem o usar.
Não existe naturalmente um prémio, mas torna-se interessante ver quem aguenta mais tempo. Curiosamente também as visualizações sem desbloqueio também são contabilizadas.
Homepage: Google Creative Lab
Preço: Gratuito
Post Box – A Digital Wellbeing Experiment
O Post Box é uma proposta que vai agregar e controlar a apresentação de notificações ao utilizador. Primeiro retém essas notificações, não as apresentando. Assim, o utilizador não é tentado a olhar para o seu telefone.
Em segundo lugar, o Post Box apresenta ao utilizador as notificações em momentos bem definidos. Até a um máximo de 4, nesses momentos, as notificações são mostradas ao utilizador.
Homepage: Google Creative Lab
Preço: Gratuito
Morph – A Digital Wellbeing Experiment
O Morph é a proposta seguinte. Este launcher assume que apenas as apps necessárias devem estar presente para o utilizador. Assim, permite criar modos específicos com apps escolhidas de forma específica.
Estes modos podem ser ativados automaticamente, dependendo do local ou de outros fatores. Também as notificações são bloqueadas e apenas mostradas as que correspondem às apps ativas.
Homepage: Google Creative Lab
Preço: Gratuito
Desert Island – A Digital Wellbeing Experiment
A última proposta é o Desert Island. Esta app é também um launcher, mas com uma filosofia diferente. O utilizador escolhe até um máximo de 7 apps, que vão estar disponíveis.
Ao fim de 24 horas são apresentadas as estatísticas de utilização, tanto para as apps selecionadas como para as restantes, que estavam escondidas, mas acessíveis.
Homepage: Google Creative Lab
Preço: Gratuito
Estas são apenas 5 propostas para mostrar aos programadores o que podem fazer. A ideia é monitorizar, controlar e até restringir os abusos de utilização. A Google mostrou o caminho e agora compete à comunidade ajudar os utilizadores.