O centro de todos os sistemas operativos móveis são as suas aplicações. É através delas que se alargam as funcionalidades destes a níveis bem mais elevados e que os tornam máquinas mais completas.
Todos temos as nossas aplicações mais usadas e preferidas, que usamos todos os dias e que gostamos de ter mais acessíveis. Para além de podermos ter atalhos para acesso mais rápido, existem outras formas mais inteligentes e mais práticas de dar acesso a essa lista de aplicações.
O Hangar é uma aplicação que dá a qualquer utilizador do Android acesso à sua lista de aplicações mais usadas e que quererá aceder mais facilmente.
Esta aplicação pretende dar a qualquer utilizador de Android acesso facilitado à sua lista de aplicações mais recentes e facilitando também a sua utilização.
Para além de poderem escolher uma lista de aplicações que querem ver presentes, o Hangar tem ainda presente a capacidade de mostrar nessa lista as aplicações ordenadas por utilização. Desta forma têm acessíveis as aplicações que mais usam, ordenadas por tempo de utilização ou um de outros filtros de ordenação.
A principal localização da lista de aplicações do Hangar é na zona de notificações do Android, onde podem encontrar os ícones para acesso rápido a cada uma delas. Com um simples swipe para baixo vão ver a lista das aplicações.
Mas para além desta localização privilegiada, o Hangar tem ainda disponível 2 widgets que podem ser usados directamente no ecrã do Android e que dão acesso à mesma informação, mas desta vez com a possibilidade de conter muitas mais aplicações.
O primeiro widget apresenta de forma linear as aplicações, podendo ser alargado para conter muito mais do que as últimas aplicações, sendo alargado a um elevado número de entradas.
O segundo, muito mais detalhado na informação que apresenta, mostra para cada uma das aplicações presentes qual o tempo de utilização que a leva a estar na lista das mais usadas.
Para tornar o Hangar adaptado às necessidades de cada utilizador foram criadas opções de configuração com um grau de detalhe muito elevado.
Podem ser mudados desde os ícones das aplicações, com recursos a packs de ícones externos, a cor de fundo ou dos ícones que são apresentados, a posição das barras do Hangout nos widgets ou na área de notificação e muitos outros elementos do próprio programa.
Algo que é ainda possível de mudar é a presença de algumas aplicações nas listas do Hangar. Com a criação de listas negras é possível eliminar todas as aplicações que queremos remover.
Da mesma forma podem ser colocadas aplicações em destaque, colocando-as sempre visíveis nas listas do Hangar. Para estas aplicações não é tido em conta a sua utilização no sistema.
O Hangar pode não ser uma aplicação que todos queiram usar, por não terem de recorrer periodicamente a um conjunto de aplicações ou por terem as suas preferidas e mais usadas com atalho criado no ecrã principal do Android, mas para os que querem manter o seu smartphone mais organizado e com todas as funcionalidades e aplicações à mão, esta é uma excelente opção.
Usem o Hangar para algo tão simples como saber o tempo que dedicam a cada aplicação e para perceberem quais são as que mais usam. Depois de o terem a funcionar vão perceber da sua utilidade no dia-a-dia e na utilização do vosso Android.