Pplware

GTech Network Tools – Ferramentas de rede no Android

Os smartphones são equipamentos que nos dias de hoje conseguem substituir em parte as funções de qualquer PC. Consultar e-mails, ver notícias, ver e editar documentos, são operações que qualquer smartphone permite realizar facilmente.

Assim como nos sistemas operativos tradicionais para Desktop, é possível também dispor nos dispositivos móveis ferramentas de rede que permitem em determinadas circunstâncias avaliar a conectividade. Para esse efeito, vamos conhecer o GTech Network Tools.

O GTech Network Tools é uma aplicação totalmente gratuita para todos os equipamentos que tenham com SO o Android. Disponibiliza um conjunto de ferramentas e informações que permitem monitorizar e testar a conectividade Wifi ou 3G.

Com esta ferramenta é possível visualizar facilmente as configurações a nível de TCP/IP (endereço IP, máscara, gateway e DNS), o endereço IP externo associado e outras informações associadas ao operador.

Um dos métodos que normalmente usamos para saber se uma máquina está “viva” na rede, é recorrer ao comando ping. Para quem não conhece, o comando ping é dos mais usados no mundo da redes, uma vez que permite testar a conectividade entre equipamentos.

O comando ping recorre ao protocolo ICMP, permitindo testar a conectividade entre equipamentos (end-to-end). Em termo de analogia, o ping pode ser comparado ao ping-pong (se enviarmos a bola para um lado (echo), do outro, se estiver lá alguém,vamos receber uma resposta (reply).

O GTech Network Tools disponibiliza essa ferramenta, permitindo assim testar a conectividade entre dispositivos/máquinas e verificar os tempos de resposta.

Além do Ping, o GTech Network Tools disponibiliza também uma ferramenta para verificar servidores HTTP e uma ferramenta para obter os cabeçalhos HTTP de um determinado site.

Como instalar o GTech Network Tools no Android?

Carregue aqui do seu smartphone

Considerações finais

Ferramentas que permitem efectuar testes de conectividade entre dispositivos são sempre uma mais valia para qualquer utilizador. Desde forma, quando são detectamos problemas de conectividade é possível fazer uma primeira analise e tentar descobrir qual será o problema. Experimentem.

Exit mobile version