Depois de termos anunciado aqui o novo serviço/projecto da Google, baptizado de Google+ (ou Google Plus), instalei de imediato o cliente para Android. Para quem ainda não sabe, o Google+ é a rede social da Google que vem para “competir” com a poderosa rede social do Facebook.
Apesar de ainda não ser a versão final, existe já um cliente para o Google+ disponível para a plataforma Android. Desta forma, é possível acompanhar passo a passo e a partir de qualquer lugar tudo o que se passa na rede social da Google.
Como referimos aqui, o Google+ está organizado de forma “diferente” da actuais redes sociais, no entanto todos os recursos estão acessíveis a partir da aplicação para Android .
A aplicação para Android apresenta um menu inicial que disponibiliza o acesso aos seguintes itens:
- Círculos
- Acesso ao vários círculos criados. Os círculos permitem agrupar os utilizadores em grupos. Desta forma, a rede social permite por exemplo que possamos partilhar informação para um conjunto específico de utilizadores;
- Huddle
- É uma maneira rápida de realizar conversações em grupo com os contactos dos vários círculos.
- Stream
- onde podemos ver os updates dos nossos círculos e acompanhar tudo o que é publicado pelos nossos amigos da rede social
- Profile
- Permite o acesso a todas as nossas mensagens publicadas na rede social, assim como ao nosso perfil e fotos. Relembramos que este perfil está normalmente associado à conta do gmail.
- Photos
- Permite a publicação de vídeos e fotos. Esta funcionalidade tem integração com o Picasa.
A aplicação permite a criação de círculos e adicionar pessoas a círculos diferentes de forma a que a informação possa ser partilhada para grupos(círculos) especificos.
Além da publicação de estados dos utilizadores, o Google+ para Android permite a “tradicional” partilha de fotos e vídeos, chat entre utilizadores ou grupo, notificações, etc.
Confesso que a primeira vez que usei a aplicação fiquei um bocado confuso com os novos conceitos e organização desta rede social. No entanto, se voltarmos uns anos atrás, tal também aconteceu com o Facebook.Tal como diz a Google….um novo mundo social!