A descoberta do Stagefright, um problema muito grave que afecta o Android veio alertar toda a comunidade para a vulnerabilidade que existe neste serviço e em particular no Android.
Mas a Google, responsável pelo Android, resolveu tratar do problema de forma imediata e tem já em preparação as actualizações de segurança para os seus equipamentos Nexus.
O Stagefright afecta todas as versões do Android e por isso é considerado um dos maiores problemas de segurança que afectam este sistema operativo.
Com um simples MMS os atacantes conseguem correr código malicioso em qualquer dispositivo Android, tendo depois acesso a toda e qualquer informação dos utilizadores.
O problema reside no facto do Android processar os conteúdos assim que a mensagem é recebida, criando miniaturas de imagens e de vídeos, sem que o utilizador tenha de sequer descarregar esses conteúdos.
Assim que foi tornado público a Google reconheceu o problema e indicou que iria iniciar o processo de correcção do mesmo.
Essas correcções foram já enviadas para os parceiros da empresa e preparam-se agora para ser lançados para os equipamentos da Google, os Nexus.
This vulnerability was identified in a laboratory setting on older Android devices, and as far as we know, no one has been affected. As soon as we were made aware of the vulnerability we took immediate action and sent a fix to our partners to protect users…
As part of a regularly scheduled security update, we plan to push further safeguards to Nexus devices starting next week. And, we’ll be releasing it in open source when the details are made public by the researcher at BlackHat.
Espera-se que durante a próxima semana surja uma actualização nos Nexus que irá resolver o Stagefright, incluído nas normais melhorias de segurança que a empresa lança.
A Google vai ainda lançar esta correcção para o Android Open Source Project (ASOP), para que seja incorporado em futuras actualizações e para que outras distribuições a possam também incorporar.
Para além da Google também outras empresas estão já a resolver o Stagefright. A Cyanogen anunciou que vai lançar este fim de semana actualizações para as suas ROMs para que corrijam o problema.
O Stagefright é um dos problemas mais graves que surgiram nos últimos tempos. Com um simples MMS qualquer smartphone fica comprometido.
Mesmo com estas actualizações lançadas pela Google e por outros fabricantes, milhares de dispositivos e utilizadores vão ficar desprotegidos, por não irem ter acesso a elas.
A fragmentação do Android continua a ser o seu maior problema e é nestas situações que se manifesta e mostra o seu impacto.