O Android tem sido usado em muitos contextos, alguns mais complexos ou menos lógicos, mas sempre com boas prestações. É um sistema versátil e que em breve pode ganhar mais uma utilidade. A Google estará a preparar o Android para funcionar como uma dashcam e gravar tudo o que se passa na estrada.
Google quer melhorar o Android
A Google continua a desenvolver o Android e a dar-lhe novas funcionalidades. Estas nem sempre chegam com o próprio sistema, mas sim de módulos e apps que tem nativas e que o transformam para ser usado em novos cenários.
A mais recente descoberta dentro deste sistema mostra que poderá ser em breve usado como uma câmara para gravar a condução e o que se passa na estrada. Assim, qualquer smartphone poderá ser usado como uma dashcam, para ajudar os condutores.
O smartphone como uma dashcam
Uma versão da app de segurança pessoal para telefones os Android com a opção que parece fazer esta novidade. Fará parte de um teste interno que foi carregado acidentalmente no Google Play e que assim foi descoberta por quem avalia estas novas versões.
Consegue captar vídeo compactado para poupar espaço e deixa que o ecrã seja desligado ou usada outra app. Podem ser configuradas situações para que a gravação seja iniciada automaticamente e assim não depender do condutor, como o ligar ao carro e captar, ou não o áudio.
Uma ajuda essencial para os condutores
Estas gravações vão ser apagadas automaticamente após três dias, podendo ser guardadas a qualquer momento e a gravação será interrompida automaticamente ao fim de 24 horas. Assim, os condutores podem controlar de forma fina e todos estes parâmetros ser alterados e adaptados.
Esta poderá ser uma adição que muitos querem para o seu smartphone. Não faltam na Play Store opções para fazer esta função, mas ao estar integrado com o Android poderá explorar ao máximo o que este sistema oferece e assim permitir reciclar um equipamento antigo numa dashcam.