Pplware

Google Play Store começa testes com sistemas de pagamento externos e Spotify foi o escolhido

A pressão tem levado a Google e a Apple a ponderar a utilização de pagamentos externos para as suas lojas de aplicações. Não são apenas os programadores a pedir isso, mas os utilizadores e as autoridade querem essa mesma liberdade.

Este é certamente o caminho a ser para as lojas de app e a Google entendeu isso mesmo. Para tal, vai começar os testes na Play Store para permitir sistemas de pagamentos externos e vai experimenta isso com o Spotify, um dos mais pediu esta novidade.


Os sistemas de pagamentos de lojas como a Play Store ou a App Store são uma das grandes fontes de rendimento da Google e da Apple. Este cenário tem levado a acusações de monopólio e a investigações e até a processos em tribunal.

É quase certo que este cenário terá de mudar em breve, com algumas decisões a tentarem forçar isso mesmo. A Google antecipa agora esta mudança e vai iniciar os testes com sistemas de pagamento externo.

Os testes da Google no Android vão ser limitados a um conjunto de utilizadores e vão focar-se apenas no Spotify. Estes vão poder escolher qual a forma de pagamento que vão querer dentro da app deste serviço, havendo assim uma mudança radical.

O serviço de streaming de música passará a ter a possibilidade de promover os pagamentos através da sua de estrutura. Este irá existir em complemento com o da própria Google e da Play Store, dentro da app do Spotify.

A Google quer que utilizadores possam fazer parte da gestão de subscrições onde já o fazem com os pagamentos diretos à Play Store. Desta forma consegue integrar todos os pagamentos, mantendo, ao mesmo tempo, toda a segurança e proteção da sua infraestrutura.

Esta parece ser a resposta esperada da Google a tudo o que se tem passado. A criadora do Android tem de abrir o seu ecossistema a outras formas de pagamento, libertando assim os programadores e as suas apps para poderem escolher onde e como querem ser pagas.

Exit mobile version