A Google está a lançar a sua primeira atualização de 2026 para os seus smartphones Pixel com Android 16, corrigindo problemas de bateria e interface, entre outros. As novidades não são visíveis de forma clara nos dispositivos, mas melhoram muito o que este oferece aos utilizadores.
Duas semanas após o início do ano, a Google está a lançar um novo patch de segurança para os Pixel. Para os utilizadores que já possuem o Android 16, esta atualização é relativamente simples, mas corrige vários bugs de software, principalmente nos smartphones Pixel mais antigos, mas também nos modelos mais recentes.
Melhorias para todos os Google Pixel
Esta atualização corrige alguns bugs irritantes, como o consumo excessivo de bateria. A lista dos detalhes que esta nova versão traz foi revelada pela Google, estando disponíveis para os dispositivos ainda no mercado, como o Pixel 7a ou o Pixel 10:
- Áudio: Remoção do ruído de fundo durante as chamadas de retorno sem a aplicação Webex Business (desativada para Cisco);
- Bateria e carregamento: Solução para o problema do consumo excessivo de energia que ocorre em determinadas condições;
- Interface do utilizador: Correção de um bug crítico que fazia com que a aplicação “Papel de parede e estilo” funcionasse após a remoção do papel de parede animado “Universo Vivo”.
Our January software update is rolling out today to all supported Pixel devices running #Android16. The update will continue over the next week and includes improvements to:
🔊 Audio 🖼️ Display & graphics 📱 User interface
Check out our Community post:…
— Made by Google (@madebygoogle) January 12, 2026
Otimizações exclusivas do Pixel 10
Os proprietários do Pixel 10, incluindo as versões Pro, XL e Fold, devem receber imediatamente estas atualizações, onde têm alguns recursos dedicados e exclusivos. O problema com as linhas indesejáveis ao editar fotografias HDR no Adobe Lightroom, que é particularmente frustrante, já tem vindo a ser discutido há algum tempo. A seguir, as correções:
- Visualizador e gráficos: Correção da faixa de ecrã “Always-on” (AOD) e otimização geral do processamento gráfico (GPU);
- Ecrã táctil: Correção de uma falha que provocava respostas aleatórias no ecrã táctil.
Para utilizadores europeus, devem verificar o número da versão. A2 para o Pixel 9 e 10 e similares. A1 para os modelos europeus, mas não para os modelos mais antigos. Isto pode ser verificado em “Definições > Acerca do telemóvel > Número de compilação”.