Disponível em muitas plataformas, o Fortnite tem sido o jogo do momento e uma fonte de lucros para a Epic Games, o estúdio que o desenvolveu. Claro que associados estão os lucros de outras empresas, onde o jogo é disponibilizado.
A decisão da Epic Games de não colocar o Fortnite na Play Store pode ter causado perdas grandes à Google. As primeiras estimativas apontam que este valor deverá ultrapassar os 50 milhões de dólares.
Estes ainda não são números oficiais, até porque o Fortnite ainda não está disponível para todos os utilizadores Android, mas as primeiras previsões da Sensor Tower mostram que a decisão da Epic Games de não colocar este jogo na Play Store poderá ter um peso grande para a Google.
As previsões otimistas para a Epic Game
Esta decisão foi tomada de forma consciente e pretende garantir que a Epic Game consegue recolher a totalidade do dinheiro gerado com o jogo. Ao terem o jogo fora da loja do Android, não têm de dar à Google os 30% que a empresa cobra nas vendas associadas às aplicações.
As perdas da Google associadas ao Fortnite
Os números da Sensor Tower têm por base as verbas que o Fortnite conseguiu na plataforma da Apple, onde o jogo esteve como um exclusivo. Até agora as estimativas apontam para um resultado de 180 milhões de dólares, dos quais a Apple terá arrecadado cerca de 54 milhões.
Com base nestes números, e esperando um sucesso similar deste jogo no Android, é esperado que os resultados sejam idênticos, nos próximos meses, o que leva a que a Google deixe de encaixar 50 milhões de dólares até ao final do ano.
O Fortnite traz um problema de segurança ao Android
A decisão de manter o Fortnite longe da Google Play leva a que os utilizadores tenham de permitir a instalação de apps de fontes externas, o que abrirá a porta a problemas mais tarde, uma vez que a maioria não vai reverter esta configuração.
Esta não foi a decisão mais adequada para o Android e os seus utilizadores, mas garante à Epic Game um encaixe financeiro muito maior do que tivesse seguido os processos normais. Ainda é cedo para confirmar todos estes cenários, mas o mais certo é que as previsões estejam corretas, tanto a nível das perdas como das questões de segurança do Android.