Todos os que procuram uma experiência pura de Android têm nos Nexus e nos Pixel da Google a melhor alternativa. Atualizados com frequência e com todas as novidades do Android, são as máquinas de eleição.
Mas os que não conseguem ou querem ter estes smartphones, sempre contaram com o Launcher da Google, o Now, que lhes dava toda a imagem e as funcionalidades básicas. A Google vai, infelizmente, remover o Google Now Launcher da Play Store em breve, não deixando qualquer alternativa.
Presente no Android desde a versão 4.1, este Launcher esteve muito tempo restrito aos Nexus, fazendo parte das sua exclusividade. Lentamente a Google abriu-o ao resto do universo Android, alargando a sua utilização.
O fim do Google Now Launcher
Mas ao fim de todos estes anos, e com várias atualizações e melhorias, a Google parece estar a preparar-se para o descontinuar e remover da sua loja de aplicações. Esta informação está a ser enviada por email a todos os parceiros que usam o Google Mobile Services. A mensagem é clara e indica que o Google Now Launcher vai sair da Play Store. No entanto a Google continuará a dar suporte a este seu software.
A Google alertou ainda que apesar de deixar de disponibilizar o Google Now Launcher, os seus parceiros podem usar a “Search Launcher”, que dá acesso à pesquisa e aos cartões de informação, devendo este ser incorporado noutros Launchers, que sejam desenvolvidos, ou com o que a Google disponibiliza no AOSP.
O futuro incerto para o Launcher dos Nexus
Se para a maioria dos fabricantes este será um problema simples de resolver, até porque muitos já têm os seus Launchers próprios, no caso dos Nexus será bem mais complicado.
O Google Now Launcher é o padrão destes equipamentos há já vários anos e a Google decidiu que não lhes disponibilizaria a nova versão, o Pixel Launcher. Esta alteração vem assim deixar estes equipamentos sem suporte e atualizações. A possibilidade que existe é que a Google altere a sua decisão e passe a disponibilizar, já no Android 7.1.2, o Pixel Launcher para o Nexus 6P e 5X.
Leia também:
É ainda possível que a Google faça com o Pixel Launcher o que fez no passado com o Now Launcher. Passa a disponibilizá-lo na Play Store para todos poderem usar.
Ainda é prematuro ter qualquer certeza, mas a Google não deixará de querer ter uma presença forte neste seu mercado, garantindo as que pesquisas são feitas no seu motor de pesquisa e que os utilizadores usam os seus serviços, usando para isso o seu Launcher.
Via Android Police