Pplware

Google não quer mais do que 2 notches nos smartphones Android

oneplus 6 opiniao 49

Com a chegada do iPhone X, a utilização do notch nos smartphones tornou-se uma realidade e algo que quase todos os fabricantes querem usar. Na verdade, este pequeno entalhe permite ganhar área útil no ecrã, algo que há muito se procurava.

Baseado nesta realidade, a Google resolveu criar regras para o Android P lidar como notch, definindo algo que pode parecer estranho. As regras ditam que estes dispositivos não podem ter mais de 2 notches no ecrã.


Numa publicação recente, a Google detalhou o que define como sendo as regras a serem aplicadas pelas fabricantes no que toca à utilização de recortes nos ecrãs dos seus dispositivos.

As regras para os notches no Android

A mais básica ideia nestas regras é a proibição de utilização de mais de 2 notches num ecrã, ficando definido que apenas pode ser usado um em cada extremo do ecrã, um em cima, como já vemos nos dias de hoje, e outro em baixo, algo que ainda não surgiu como uma ideia a ser usada.

Estas regras definem também que estes notches só podem mesmo ser usados nessas posições, não sendo permitida a colocação destes elementos nos lados do ecrã, tanto na esquerda como na direita.

A utilização prática destas regras

Claro que a definição destas regras não existe apenas para estabelecer limites. Vão ser usadas para definir a forma como os programadores vão poder usar os ecrãs, garantindo a possibilidade destes elementos em locais pré-determinados.

O maior problema da Google está no Android

O maior problema está na natureza open-source do Android. Isto significa que mesmo com estas regras, nada impede os fabricantes de criarem os seus equipamentos com mais de 2 notches e em locais não esperados e ainda assim instalarem o Android nos seus equipamentos.

Este é um problema que ainda não existe, mas que com o evoluir da tecnologia pode vir a surgir nos equipamentos criados pelos fabricantes. Com estas regras a Google estabelece um limite importante e dá aos     criadores de apps uma plataforma com bases bem definidas.

|Fonte

Exit mobile version