Pplware

A Google quer dar ainda mais segurança ao Android

O Android é o sistema operativo móvel com maior expressão no mercado, sendo responsável por equipar mais de 1.4 mil milhões de dispositivos.

Mostrando o seu compromisso com a segurança, a Google lançou o relatório anual de segurança no Android, referente ao ano de 2016.

A Google tem-se esforçado ao longo dos últimos tempos para melhorar a segurança do Android. Para mostrar a evolução do seu trabalho, a gigante americana publicou o seu relatório de segurança no Android referente ao ano de 2016. Neste relatório, a Google destacou o trabalho em conjunto com os fabricantes para levar os patch de segurança mensal a mais dispositivos e a melhoria no sistema de deteção de apps maliciosas.

Durante o ano de 2016, um dos grandes objetivos da gigante americana foi reduzir o número de ameaças provenientes de apps suspeitas, usando para isso o serviço Verify Apps. Durante o último ano, este serviço realizou um total de 750 milhões de análises por dia, sendo claro o crescimento quando comparado com os 450 milhões de 2015.

A nível de infeções, no último trimestre de 2016, 0 número total de dispositivos infetados com aplicações potencialmente perigosas era de 0,71%, embora este valor baixe para 0,05% para aqueles que apenas instalam aplicações da Play Store, baixando dos 0,15% registado em 2015.

A aposta da Google nos patch de segurança foi grande, tendo como objectivo baixar o número de ameaças no seu sistema móvel e aumentar a segurança dos utilizadores. Embora garantidas nos Nexus e Pixel, a Google tem feito um esforço para trabalhar em conjunto com os fabricantes para que estes lancem os patch nos seus dispositivos de forma regular. No último ano, 735 milhões de dispositivos, de vários fabricantes, receberam estas atualizações de segurança, representando cerca de 50% do total de dispositivos Android. Face às taxas de adoção de novas versões de Android, este valor é bastante positivo, embora ainda esteja longe do pretendido pela Google, que promete um esforço extra e contínuo para levar estas atualizações ao maior número de dispositivos possíveis em 2017.

Neste relatório, a Google apresenta também algumas medidas para continuar a desenvolver a segurança no seu sistema em 2017. No seu programa de atualizações mensais, a gigante americana pretende simplificá-lo,de forma a tornar mais fácil a adoção pelos fabricantes, passando o processo de um mês para uma semana. Adicionalmente, pretende ainda intensificar o uso de sistemas de automação e de aprendizagem mecânica para reduzir significativamente o número de aplicações maliciosas dentro e fora da sua loja.

Embora seja impossível extinguir todas as ameaças, a Google continua o seu trabalho para reduzir o número de infeções e perigos, tentando tornar diariamente o Android num sistema mais completo e seguro.

Via: Relatório de segurança no Android 2016

Exit mobile version