Pplware

Google lançou alerta de segurança para os utilizadores dos smartphones da Samsung

A Google está sempre a avaliar a segurança do Android e de tudo associado a este sistema, para antecipar problemas. A mais recente falha encontrada parece estar num elemento de hardware maioritariamente usado nos smartphones Samsung e em alguns outros fabricantes.


A Google emitiu um alerta aos utilizadores dos smartphones Samsung Galaxy sobre uma vulnerabilidade de segurança grave no Android. Esta vulnerabilidade se não for corrigida pode permitir que atacantes mal-intencionados e hackers acedam aos dispositivos remotamente e roubem dados confidenciais.

Descoberta pelo departamento de segurança da Google, esta vulnerabilidade está localizada no modem Exynos da Samsung, que permite aos dispositivos ligarem-se às redes dos operadores de telecomunicações. A falha permite que os atacantes executem código remoto usando apenas o número de telefone da vítima.

A equipa do Project Zero da Google reportou a vulnerabilidade à Samsung, mas a gigante tecnológica sul-coreana ainda não lançou uma correção. Para proteger os utilizadores, a Google decidiu divulgar publicamente o problema. Os dispositivos afetados incluem os telefones das séries Galaxy S22, M33, M13, M12, A71, A53, A33, A21, A13, A12 e A04. Além disso, alguns dispositivos Vivo e os telefones das séries Pixel 6 e 7 da Google também estão em risco.

A Google recomenda que os utilizadores dos modelos de telefone afetados desativem as chamadas Wi-Fi e as funcionalidades VoLTE dos equipamentos. Isto pode impedir o acesso remoto não autorizado e proteger os seus dados, ainda que seja uma medida temporária.

A Samsung reconheceu esta vulnerabilidade e anunciou que trabalha numa atualização de segurança para resolver o problema. Ainda assim, a gigante coreana não forneceu aos utilizadores nenhuma informação concreta sobre a data ou o período em que esta solução será disponibilizada.

Por último, os especialistas aconselham os utilizadores a atualizar regularmente o software dos smartphones. Além disso, estes devem evitar instalar aplicações de lojas não oficiais. Devem ainda evitar ligar-se a redes Wi-Fi desconhecidas. Estas são medidas de segurança básicas, mas que devem ser seguidas por todos para estarem seguros.

Exit mobile version