Pplware

Google Drive no Android: três dicas essenciais

O Google Drive é uma das mais completas ferramentas de produtividade. Adapta-se tanto ao computador como aos dispositivos móveis, Android ou iOS.

É no Android que nos vamos focar e deixar três dicas essenciais para a utilização do Google Drive neste sistema operativo.


Editar e converter ficheiros do Office

O Google Drive permite abrir e editar ficheiros do Office com grande facilidade. Isto é feito graças ao Modo de compatibilidade com o Office (OCM). O OCM está incluído automaticamente nas apps associadas ao Google Drive. Nomeadamente Docs, Sheets e Slides.

Ao abrir um ficheiro do Office numa destas apps, o documento fica pronto a ser editado.

Para converter estes ficheiros do Office para o formato utilizado pela Google nos seus serviços do Google Drive o processo também é bastante simples.

Partilhar ficheiros

Como excelente ferramenta de produtividade, o Google Drive poderá ser utilizado para trabalhar em conjunto com outros utilizadores em simultâneo. Além disso, poderá ser uma excelente e rápida forma de partilhar os ficheiros com qualquer pessoa.

Dentro do documento, ou através da lista dos vários documentos, deverá começar por selecionar a opção Mais (das reticências verticais). Uma das formas mais rápidas de partilhar o ficheiro é clicar em “Copiar link”. Este fica guardado na área de transferência, podendo ser partilhado por qualquer via de partilha existente no seu smartphone.

Por outro lado, existe a opção Partilhar. Aqui poderá adicionar o e-mail de outros utilizadores e definir se apenas poder ver o documento, se pode editar ou comentar. É possível também adicionar uma mensagem personalizada.

Digitalizar documentos

O Google Drive oferece, entre as muitas funcionalidades, uma bastante interessante e que faz, acima de tudo, com que o utilizador evite a instalação de apps de terceiros para o efeito. Neste caso, falo da Digitalização de documentos.

Ao abrir o Google Docs, existe, abaixo, o sinal de Mais. É assim nele que deve carregar, surgindo várias opções, nomeadamente, a “Digitalizar”.

Ao selecionar essa opção é aberta a câmara, basta depois apontar para o documento a digitalizar. Ao carregar no obturador, se a imagem ficar bem focada e com boa luz, basta clicar no visto. O documente é recortado automaticamente, mas o utilizador pode fazer os ajustes que considerar necessários. Depois disso, a imagem é guardada em PDF.

Que outras dicas úteis tem para partilhar?
Exit mobile version