Pplware

Google corrigiu duas falhas de segurança graves do Android

As actualizações de segurança da Google trazem aos utilizadores do Android correcções para problemas que são descobertos. São lançadas mensalmente, para garantirem actualizações periódicas.

A mais recente actualização, chegada na semana passada, trouxe a correcção de duas novas falhas no Android, com um grau de severidade elevado.

Estas duas novas falhas estão já corrigidas e foram incluídas na mais recente actualização do Android, que a Google começou esta semana a enviar para os seus equipamentos. Qualquer uma destas falhas é considerada grave e potencialmente perigosa para os utilizadores, que ficavam expostos a problemas.

Uma delas, que é similar ao bem conhecido Stagefright, permite que seja executado código aleatório sempre que uma imagem é recebida no Gmail ou no Google Talk. Tudo se processa com código malicioso que é colocado no EXIF e abre a porta a que o Android fique vulnerável. Esta é uma falha simples de explorar.

A segunda falha corrigida é também considerada grave e permite que seja executado código e que sejam obtidas permissões mais elevadas, de forma simples. Sendo uma falha simples de encontrar e de explorar, foi rapidamente resolvida. A Google declarou que esta falha existia para efeitos de investigação e que requeria algumas alterações para ser explorada.

Mas para além destas correcções aplicadas no Android, foi também revelado que a Play Store tem sido usada para propagar aplicações que contêm malware. Com milhares de instalações, estas aplicações conseguiam desviar os smartphones para que acederem a sites específicos e com publicidade que retornava lucros para os atacantes. Em alguns casos os smartphones chegavam a fazer chamadas para números de valor acrescentado, onde mais uma vez os atacantes obtinham lucros.

É pouco provável que tenham instalado estas aplicações, mas fica provado mais uma vez que o controlo do que é colocado na Play Store deverá ser mais apertado e que a Google tem de validar as aplicações que disponibiliza.

Mais uma vez vão ser os Nexus a receber primeiros esta actualização e a ver os problemas de segurança resolvidos. Se para muitos a actualização chegará em breve com actualizações das marcas, para muitos outros acabará por nem sequer ser preparada.

Exit mobile version