A Google tem procurado criar em todo o seu ecossistema um sistema de mensagens que seja transversal e que possa colocar em contacto os utilizadores.
Agora chegou mais um elemento. A partir de hoje é possível enviar mensagens de texto diretamente a partir do PC, integrando-se com o Android e a app Mensagens.
O caminho da Google no mundo das mensagens não tem sido simples. As muitas soluções que tem apresentado não têm sido adotadas e a sua concorrência tem sido feroz. A gigante das pesquisas deu agora mais um passo e tornou disponível o site Android Messages, onde podem ser enviadas e lidas as mensagens que esta app recebe.
Com a leitura de um código QR é possível interligar o PC e o Android, fazendo a ponte entre estes 2 universos e tornado-os num único elemento. A utilização não requer a ligação dos equipamentos na mesma rede, mas a Google recomenda este passo para a poupança de dados.
Para além desta novidade de peso, a Google apresentou mais algumas novidades na sua app Mensagens e no seu serviço. Estas vão ser disponibilizadas de forma gradual e requerem a atualização da app Mensagens Android, para dar acesso a todas as funcionalidades.
Falamos da possibilidade de enviar GIFs diretamente da app, da possibilidade de usar as Smart Reply, para respostas mais rápidas e diretas, e por fim da possibilidade de serem vistos os links web diretamente na app, para facilitar a decisão de acesso aos sites recebidos.
Por fim, e esta era uma novidade já conhecida, o Android passará a detetar um código 2FA e a notificação apresentada irá incluir a possibilidade de copiar o código, ficando assim na memória e pronto a ser usado na app que originou o pedido do código.
Com esta novidade a Google dá um passo firme para a sua afirmação no mercado das mensagens. A concorrência é forte e está já mais adiantada, com a Apple a ter o iMessage, ainda que fechado no seu universo, e o Facebook com o WhatsApp e o Messenger.