Pplware

Saiba como pode gerir as permissões das apps do seu Android

No Android, cada uma das novas apps que instalamos tem um conjunto bem definido de permissões que devemos aceitar, para que estas sejam instaladas. Claro que muitas vezes consideramos que estas são demasiadas e com acesso a áreas que não deveriam na verdade ter.

Se no primeiro momento aceitamos, a verdade é que mais tardem podemos alterar essas mesmas permissões. Vamos ver como pode gerir as permissões das apps do seu Android.


Ao autorizar uma permissão a uma app, está a abrir a porta do seu Android e tudo o que faz, sem qualquer controlo ou monitorização.

A verdade é que podemos a qualquer momento controlar e redefinir quais as permissões de cada app, garantindo que estas apenas têm acesso onde queremos.

A zona das apps nas definições do Android

O primeiro passo, e onde toda esta informação é controlada, é aceder à zona de aplicações. Para isso, e dentro das Definições do Android, devem procurar a opção Aplicações, ou similar.

Aí dentro vão ter várias opções, podendo seguir o caminho das aplicações ou das permissões. Cada área tem uma função específica e que vamos agora explicar.

Gerir permissões por app no Android

Caso pretendam gerir as permissões de forma mais detalhada, devem fazê-lo acedendo a cada aplicação. Entrem então na zona Aplicações e escolham então a app cujas permissões querem validar e controlar. Ai dentro procurem a opção Permissões.

O que vão ver nesta área é a lista de permissões que essa app tem acesso. Podem ativar ou desativar qualquer uma dela. A fazê-lo essa permissão fica de imediato acessível ou bloqueada.

Gerir que apps podem aceder a cada uma das permissões

Se por outro lado querem controlar e gerir as permissões de forma individual, sabendo quem a pode usar, devem no menu anterior escolher Permissões. Vão ver ali a lista das permissões que o vosso Android tem disponível. Escolham então a que querem ver.

O que vão ver ali presente é a das apps instaladas e quais as que podem usar essa permissão. Podem ativar a permissão para novas apps ou simplesmente remover o acesso a ela por aplicação.

Vejam quais as permissões que cada app tem e como estas podem aceder aos vossos dados no Android, controlando assim de forma mais direta tudo o que estas podem fazer. Lembrem-se ainda que nem sempre as permissões são realmente necessárias, mas que algumas funcionalidades podem ser limitadas se bloquearem permissões.

Exit mobile version