Como sabemos, o aparecimento dos dispositivos móveis vieram criar novas oportunidades de negócio, e hoje em dia há muitos programadores a desenvolver apenas para este segmento.
Um dos projectos que tem ganho muito destaque nos últimos tempos na Internet é o GenyMotion. Com o GenyMotion o utilizador passa a dispor de vários dispositivos Android (virtuais) no PC, para testar aplicações, funcionalidades do Android, etc.
Vamos conhecer as novidades da versão 2.0.
O GenyMotion é estilo um emulador para Android, que vem com um conjunto de máquinas virtuais pré-configuradas,e que permite aos utilizadores testarem funcionalidades e aplicações para Android. Este projecto está ainda na versão beta e está disponível para Linux, Windows (não corre no windows 8) e Mac OS X. Para que tudo funcione correctamente, o utilizador necessita de ter o virtualbox pré-instalado no sistema.
Principais funcionalidades do GenyMotion
- Plataforma permite o download e execução de imagens Android Pré-configuradas: Android 4.1.1 – API level 16 (com suporte para x86 ): Nexus 7 Jelly Bean, Nexus S Jelly Bean, Nexus One Jelly Bean, 10.1”, WXGA Tablet Jelly Bean, 7.0” e WSVGA Tablet Jelly Bean, todos com ou sem Google Apps (Play Store, etc.);
- Suporte para rede: Ethernet (interface wifi é emulada)
- GPS
- Suporte para ADB
- Integração com Eclipse e Android Studio
- Display: OpenGL hardware acceleration, multiscreen, suporte para ecrã completo;
A utilização do GenyMotion requer a criação de uma conta online aqui para posterior utilização da plataforma que é de simples utilização.
Depois de autenticado, o utilizador tem à disposição um conjunto de máquinas virtuais Android prontas a funcionar. É só escolher uma delas e carregar em Play.
As máquinas virtuais têm uma excelente performance, suportando inclusive jogos e outras aplicações que necessitem de processamento gráfico.
Principais novidades do GenyMotion 2.0
- Adicionados novos dispositivos virtuais com suporte para Android 4.3
- Suporte para Drag & Drop
- Gestor de ficheiros do CyanogenMod foi trocado pelo Astro
- Possível mudar o directório onde o GenyMotion guarda os dispositivos virtuais
- Possibilidade de ter o acelerómetro e as funções multi-touch directamente do dispositivo real.
- …e muito, muito mais
Veja no seguinte vídeo como funciona o GenyMotion
GenyMotion é sem duvida um projecto fantástico. Pena ainda não ter suporte para Windows 8 mas certamente que a equipa está a trabalhar nesse pequeno/grande pormenor.
De referir também que a maquina onde vamos usar o GenyMotion deve ter suporte para virtualização de hardware (VTx / AMD-v). Há também indicações que as futuras versões terão suporte para os mais diversos sensores presentes nos dispositivos. [via W8]
O GenyMotion está disponível numa versão gratuita mas também numa versão comercial que oferece algumas funcionalidades extra.