Pplware

Dica: Ative no GBoard do Android a verificação ortográfica

Dos muitos teclados que existem no Android, o GBoard da Google é dos mais usados. Este tem tido problemas bem identificados, principalmente no que toca à verificação de ortografia.

Depois de ter falhado em várias versões, parece agora ter chegado novamente, funcionando como era esperado e livre de qualquer problema.


O teclado da Google, o GBoard, é dos mais usados no Android, em parte pela sua simplicidade de utilização e pelos elevados níveis de personalização que oferece. Ao longo do tempo este tem evoluído, mas num ponto parece até ter regredido. Falamos da verificação de ortografia, que simplesmente deixou de funcionar há algumas versões.

Com a chegada da versão 7.4.18, que ainda está em beta, este problema desaparece. Muitos utilizadores desta versão estão a reportar que está de volta a opção associada à verificação de ortografia nas definições do GBoard. Sendo uma opção ativada do lado do servidor, nem todos a vão poder agora ver.

Acedendo às definições do GBoard, está presente a opção Corretor de texto, onde podem aceder às várias opções associadas à deteção de erros no texto e à sua correção. No final destas opções, caso esteja já ativo, vão encontrar a opção Verificação ortográfica, que devem ativar.

Daqui em diante, e sempre que escreverem algum erro no texto, o GBoard irá simplesmente marcar a azul, ou noutra cor, o texto que estiver errado, mostrando assim ao utilizador que algo não está correto.

Ao carregar nas palavras marcadas com erro, será mostrado no GBoard as propostas para correção e bastará carregar na pretendida para que esta seja substituída. Podem repetir este processo para cada uma das palavras marcadas.

Esta novidade será lançada para todos os que usam o GBoard, provavelmente, na próxima atualização deste teclado. Até lá, todos os que a quiserem testar só precisam de estar no programa beta ou, simplesmente, instalar esta versão de testes.

GBoard – Um teclado Android feito à sua imagem

Exit mobile version