Pplware

Galaxy S8 é o primeiro smartphone a ter Bluetooth 5.0

A Samsung surpreendeu muita gente ontem, com os novos Galaxy S8 e S8+. Estes novos smartphones estreiam um alargado conjunto de novas funcionalidades, que em breve vão ser o padrão da industria e que todos vão procurar imitar.

Perdido no meio das especificações  das novas máquinas está um pormenor que passou despercebido a muitos, mas que prepara o futuro do Galaxy S8. Este é o primeiro smartphone a ter Bluetooth 5.0.

A Samsung não se poupou a esforços para conseguir tornar os seus novos smartphones nas máquinas do momento. Para além do hardware de topo, trouxe também a Bixby, a sua nova assistente virtual, e o DeX, a doca que transforma o S8 numa máquina de trabalho.

Perdida no meio das muitas especificações está uma que poderá mostrar de que forma a Samsung quer tornar o S8 como o padrão da industria. A ligação Bluetooth é agora assegurada pela mais recente versão deste protocolo, a 5.0.

A versão 5.0 promete velocidades maiores, atingindo o dobro do que a versão 4.2 atualmente oferece, e um alcance muito maior, até quatro vezes mais longe. Permite a ligação de dispositivos mais responsivos e mais capazes, e liga-se a dispositivos IoT a uma distância muito maior. Mas esta novidade traz um preço, que para já será difícil de cobrar.

Por ser uma versão nova deste protocolo, ainda sem ser muito usado, vai ser pouco provável que possa ser usado já em toda a sua plenitude. A razão é a inexistência de dispositivos que façam já uso do Bluetooth 5.0.

Ainda demorará algum tempo até que surjam as primeiras propostas neste campo e que o Galaxy S8 possa explorar a fundo o que o Bluetooth 5.0 tem para oferecer. No entanto, mostra bem o que a Samsung quer alcançar com esta sua nova oferta, colocando-a bem à frente do que a concorrência oferece e, principalmente, preparando-o para o que de futuro vai surgir.

Exit mobile version