Muitos dos consumidores que compram smartphones topo de gama contam com o seu valor para mais tarde trocarem de equipamento. Usam a sua máquina atual para servir de entrada para a nova, num ciclo que ameniza o valor a pagar.
Claro que para isso precisam que a desvalorização seja mínima, mantendo alto o seu valor. As notícias não são positivas para os clientes Samsung segundo um estudo apresentado agora. O Galaxy S10 desvaloriza mais que iPhone XS.
Vender um smartphone usado para comprar outro novo é uma prática comum a muita gente. Desta forma conseguem trocar de equipamento com muita frequência, tendo acesso ao que de mais recente o mercado oferece. Esta prática é comum principalmente nos modelos de topo de gama.
Um estudo revelado pela empresa BankMyCell traz más notícias para quem comprou o recente Galaxy S10. Este smartphone inegavelmente desvaloriza mais num mês que o iPhone XS em 9 meses.
A desvalorização do Galaxy S10 em apenas 1 mês
Os dados da BankMyCell sobre a linha Galaxy S10 são claros e bem representativos. Revelam que apenas num mês após a sua venda, estes smartphones perdem muito valor, sempre acima dos 40%. Em alguns casos, esta desvalorização ultrapassa os 50%.
Do que pode ser visto, o smartphone que mais perde neste período é o Galaxy S10e de 128GB. Passou de um custo de 750 dólares para um valor de 350 dólares. Em média, estes modelos 52% do seu valor de mercado.
Semelhantemente, os restantes modelos têm um comportamento de desvalorização igual ao modelo menor da Samsung. Podemos ver que o modelo maior, o S10+, perdeu 47% e que o modelo base, o S10 perdeu 42.7% em valor, segundo a BankMyCell.
A desvalorização do iPhone XS em 9 meses
Do lado da Apple, e como é normal, também esta desvalorização existe. No entanto, estes valores são sempre menores. No caso do iPhone XS, e de acordo com os dados da BankMyCell, os valores de desvalorização apenas se aproximam ao fim de 9 meses.
Findo este período, também aqui se encontram valores de desvalorização na ordem dos 40%. Do lado da Apple o smartphone que mais perde valor é o iPhone XS de 512G, que tem uma depreciação de 47,7%. No caso do modelo Max, este perdeu neste período 44,7%.
Segundo as conclusões da BankMyCell, o Galaxy S10e é o smartphone que mais rapidamente desvalorizou desde 2017. O relatório prevê ainda que o S10 vai perder 65% do seu valor até março de 2020.