A caracterização do desempenho dos smartphones é um parâmetro que não só define o poder do equipamento como também gera sempre alguma controvérsia quando é comparado entre modelos.
Depois do lançamento do 3DMark para Android, direccionado para a análise do desempenho gráfico, a Futuremark lança uma ferramenta para uma análise bastante mais abrangente, capaz de caracterizar o desempenho com base numa típica utilização do smartphone e não exclusivamente em jogos.
Há sempre alguma subjectividade associada ao método de análise mas quanto mais abrangente for essa análise, em termos de diversidade de testes, mais realista será a comparação entre dispositivos.
Com a mesma lógica de análise já presente nos PCs, com o PCMark, a Futuremark lança o PCMark para Android cuja acção se foca nos seguintes pontos:
- Medir o desempenho de todo o dispositivo ao invés de componentes isolados.
- Testes baseados em actividades do dia-a-dia, sem algoritmos abstractos.
- A pontuação do teste reflecte o desempenho no mundo real, e não valores máximos não alcançáveis.
- Os testes utilizam aplicações reais e APIs nativas sempre que possível.
- Possibilidade de visualizar cada teste em execução, com detalhe.
- O guia técnico disponibilizado explica exactamente o que está a ser medido e como a pontuação é calculada.
- 100% gratuito, sem publicidade, compras in-app ou restrições.
Além dos testes de desempenho do CPU e GPU, também existe a possibilidade de testar a autonomia do dispositivo, um factor importantíssimo num dispositivo móvel.
O teste Work analisa tarefas como navegação na Web, reprodução de vídeo, trabalhar em documentos e editar fotos utilizando recursos avançados, considerando os dispositivos em causa.
Durante todo o teste, a frequência do CPU, a sua utilização média, temperatura e nível de carga da bateria são constantemente monitorizados, de modo a ser possível fazer uma análise à sua evolução. Dessa forma, será possível notar como um dispositivo mais recente será capaz de fazer a mesma tarefa realizada num dispositivo mais antigo, mas desta vez com frequência de CPU mais reduzida, e consequentemente menor consumo energético.
A app PCMark passou por um período de Beta testing na Play Store e já tem uma base de dados interessante, considerando que está no início. Pode comparar, desde já, os resultados do seu dispositivo Android com resultados de outros modelos, a partir da app ou do site. A cada dia que passa, maiores e mais fiáveis serão os resultados disponíveis para fazer essas comparações.
Os requisitos mínimos para utilizar o PCMark para Android são:
-
Versão do SO: Android 4.1 Jelly Bean
CPU: Dual-Core
Memória RAM: 1GB
Gráficos: compatível com OpenGL ES 2.0
Ecrã: resolução mínima de 480 x 800 píxeis
Armazenamento: 23 MB para a app, 423 MB app + dados
Faça o benchmark no seu smartphone e partilhe o resultado nos comentários!