A acompanhar as novas versões de Android, a Google apresenta também novidades no campo dos dispositivos móveis.
Este ano não será excepção e a Google está já a trabalhar nos novos Pixel 3 e Pixel 3 XL. Isto é o que já conhecemos deles.
Depois de apresentado o Android P na Google I/O, a gigante americana começou a preparar tudo para o lançamento da sua versão final. Além das betas que tem revelado, de modo a aprimorar esta nova versão, está também a preparar dois novos smartphones que irão estrear a versão final do Android P.
Os Pixel 3 e Pixel 3 XL, à semelhança da geração anterior, deverão chegar no fim do verão e servir de exemplo da visão da Google para os dispositivos móveis que usam o seu sistema. Nas últimas semanas várias têm sido as imagens e informações que têm surgido destes novos dispositivos, que juntamos agora neste artigo.
Construção em vidro, notch no ecrã frontal e uma única câmara traseira
Segundo algumas imagens partilhadas pelo membro sénior da XDA, meraz9000, foi possível conhecer um pouco mais daquele que se pensa ser o Pixel 3 XL. Neste dispositivo a Google introduziu uma construção em vidro e seguiu a nova tendência do notch no ecrã frontal. Nesta “monocelha” poderão estar incluídas duas câmaras, não se sabendo ainda o fim da segunda câmara, se para fotografia se para outra função, como segurança e autenticação.
Se na parte frontal a Google alterou o seu aspeto, a parte traseira é muito idêntica ao modelo do ano passado. Nas fotos podemos ver uma única câmara traseira, mostrando que a Google não se deixa conquistar pelos módulos de duas e três câmaras e pretende mostrar que uma câmara é suficiente para acompanhar a concorrência quando o software é bem trabalhado.
O novo Pixel 3 XL deverá trazer o processador Qualcomm Snapdragon 845, 4 GB de RAM, 128 GB de armazenamento interno e deverá ter o nome de código “Crosshatch”.
Active Edge e carregamento sem fios poderão ser realidade
Algo que os fãs dos smartphones da Google muito anseiam é o regresso do carregamento sem fios. Depois de ser incluído no Nexus 4 e 5, a gigante americana decidiu desistir desta tecnologia nos Nexus 6P e 5X, sem que tenha voltado a incluir desde essa data.
Com os novos Pixel a trazer uma construção em vidro, vários foram os rumores que apontavam para a inclusão desta tecnologia, algo que poderá ter sido agora confirmado após a análise do código do Android P.
No SystemUIGoogle.APK, foi encontrada uma permissão com dois estados “DOCK_IDLE” e “DOCK_ACTIVE” com ligação a uma aplicação desconhecida intitulada de “Dreamliner”. Estes componentes poderão estar ligados a uma base de carga sem fios que poderá ser lançada juntamente com os novos dispositivos.
Neste mesmo SystemUIGoogle.APK foi ainda encontrado no componente que identifica o Active Edge e faz referência aos Pixel 2 e 2 XL, que possuem esta tecnologia, e dois outros dispositivos, o Crosshatch e o Blueline, que deverão representar o Pixel 3 e 3 XL.
A Google está a preparar certamente mais um smartphone de grande qualidade, cujas novidades apenas deveremos descobrir no final do verão.