Pplware

Folder Downloader – Download de pastas do Dropbox no Android

O Dropbox é provavelmente o serviço mais completo de armazenamento de ficheiros na “cloud”, oferecendo suporte e clientes para os sistemas operativos mais populares. Com o dropbox podemos ter ficheiros sincronizados entre computadores e outros equipamentos (ex. smartphones, tablets), podendo-se, a qualquer momento, partilhar essa informação com outros utilizadores.

No Android, uma das funcionalidade que gostava de ver na aplicação nativa do dropbox era a possibilidade de fazer download de diretórios para o cartão SD. Enquanto essa funcionalidade não é incluída, podemos sempre recorrer ao Folder Downloader.

Na semana passada um colega meu partilhou-me uns ficheiros de áudio via dropbox. Como estava no smartphone e ele pretendia eliminar a pasta após eu fazer o download, apercebi-me que a aplicação nativa do Dropbox apenas suporta o download ficheiro a ficheiro. Como se tratavam de muitos ficheiros, tive de arranjar uma solução que passou pelo Folder Downloader.

Folder Downloader é uma aplicação para Android que permite efectuar o download de um ou vários directórios, de uma forma simples e rápida. Após o utilizador instalar a aplicação, é-lhe solicitado para se autenticar e em seguida o utilizador deverá permitir que a aplicação integre com o Dropbox. Após esses dois passos, é-lhe apresentada toda a informação disponível na conta de dropbox.

De seguida basta indicar qual o diretório (ou diretórios) de origem e o respectivo destino. Simples, rápido e eficaz!

O Folder Downloader dá também a possibilidade de se criarem novos directórios, no dropbox ou na memória de armazenamento, não sendo assim necessário recorrer ao gestor de ficheiros. A autenticação da aplicação no dropbox é realizada via  OAuth em funcionalidades da API do dropbox, o que garante alguma segurança. Experimentem!


Licença: Freeware

Sistemas Operativos: Android 2.1 +

Download: Folder Downloader [297 KB]

Exit mobile version