A Opera sempre se preocupou em oferecer aos utilizadores mais do que um simples browser. Em todas as plataformas onde está presente, tem sempre alguns extras, que, de uma forma ou de outra, garantem um acesso à Internet melhor.
O Opera Max, uma ferramenta dedicada a diminuir os consumos de dados dos smartphones, acabou de ser descontinuado, para que a Opera se foque no seu browser.
Não é normal que a Opera termine os seus produtos de forma abrupta e sem uma razão lógica, mas foi precisamente isso que aconteceu com o Opera Max, tendo sido terminado e removido da Play Store de imediato.
Esta era uma ferramenta muito usada por todos os que usam o Android e permitia uma poupança efetiva dos consumos de dados nos smartphones com este sistema operativo.
As razões apontadas pela Opera são simples e, provavelmente, não vão convencer todos os que faziam uso desta excelente ferramenta. O interesse no Opera Max mudou dentro da empresa, que tem agora outros pontos para onde deverá canalizar o seu interesse.
The product had a substantially different value proposition than our browser products, and represented a different focus for Opera. We, therefore, focus on our browsers and other upcoming services.
A empresa alega que precisa de se focar no seu browser e por isso descontinuou-o. Este esforço vai também ser dirigido para outros serviços que a Opera poderá apresentar em breve.
Para conseguir esta poupança de dados, a Opera canalizava todos os dados para os seus servidores, onde estes eram depois otimizados, reduzindo o tamanho das imagens e outros elementos.
Apesar de ter sido removido da Play Store, todos os que têm o Opera Max instalado vão poder continuar a usar o serviço por mais algum tempo. Não vão existir mais atualizações e, mais tarde, quando decidir descontinuar o serviço, a Opera irá alertar os utilizadores.