Recentemente, uma comparação entre o One Plus 3 e o Samsung Galaxy S7 mostrou algumas limitações na gestão da RAM no modelo da marca chinesa.
De forma a informar os seus fãs e seguidores, Carl Pei, CEO da One Plus, fez uso do skype e explicou o porquê de o One Plus 3 não conseguir competir com a gestão de RAM do S7, mesmo tendo mais RAM disponível.
A One Plus é uma das empresas que mais tem apostado na relação qualidade/preço dos seus produtos. Depois do sucesso do One Plus One e do lançamento do One Plus 2, chegou o One Plus 3 que promete fazer suar a concorrência.
Mas, embora este modelo possua excelentes características, existe uma que tem sido muito comentada nos últimos dias, a quantidade de RAM e a gestão que o sistema faz.
Após muitas críticas sobre este tema, Carl Pei, CEO da One Plus resolveu partilhar no Twitter a explicação do sucedido para os seus fãs. Assim, segundo Pei, o One Plus 3 possuí uma limitação, por software, do número máximo de apps activas, com o objectivo de poupar bateria e fazer face à diminuição da capacidade de bateria de 300 mAh, quando comparado com o seu antecessor.
.@LucaDuci (number of parallel execution threads). Expect 3P ROMs to have their own take on this number. Any other questions? ☺️
— Carl Pei (@getpeid) 17 de junho de 2016
Como retirar os limites na gestão de memória do One Plus 3
Alerta
O Pplware não se responsabiliza por quaisquer danos causados por instruções, inerentes ao artigo ou aos comentários, que possam resultar no mau funcionamento ou na perda da garantia do equipamento
Para aqueles que não querem alterar a ROM original por uma de terceiros, existe uma forma de corrigir esta limitação de memória RAM descoberta por membros do XDA. Para isso, será necessário que o smartphone tenha root e que esteja instalada uma aplicação que possibilite alterar a build.prop, como por exemplo o root explorer.
Para começar, é necessário localizar a build.prop através da app de edição. Este ficheiro deverá estar presente no directório /system/build.prop na pasta de root.
Assim que abrir o modo de edição da build.prop, deverá localizar a linha “ro.sys.fw.bg_apps_limit=20″ e alterar o valor para um número superior, sendo aconselhado colocar a 36 ou 42.
Com este simples tweak é possível aumentar o número de aplicações activas em simultâneo. Embora este seja um procedimento simples, não são ainda conhecidos os efeitos que esta alteração poderão ter na duração da bateria.
Para testar o desempenho da gestão de RAM com este fix, foi realizada a mesma comparação entre o Samsung Galaxy S7 e um One Plus 3 com esta correcção, onde é possível observar melhorias significativas no desempenho deste dispositivo.