O Android é a plataforma móvel mais popular do mundo. Nos últimos anos o seu crescimento tem sido notável, batendo por completo o principal concorrente, o iOS da Apple.
A Google tem usado as suas armas para projectar o Android à escala mundial mas, segundo algumas informações, a gigante das pesquisas está também a blindar o Android, restringindo o acesso de outros sistemas. Esse comportamento suscitou dúvidas às autoridades!
A informação está a ser avançada pelo site Bloomberg que revela que a FTC (Federal Trade Commission) dos Estados Unidos acordou com o Departamento de Justiça do país uma investigação para avaliar o negócio do Android.
Os responsáveis pela FTC já se reuniram com representantes da Google, tendo sido referido nessa reunião que a Google está a privilegiar o sistema Android e a restringir o acesso de outros sistemas à sua plataforma.
Android lidera nos EUA
Segundo da IDC, o Android (Google) lidera por completo nos Estados Unidos com 59,3% da quota de mercado. A Apple apenas detém 38% seguido da Microsoft com 2,35%.
Em termos de fabricantes a Samsung lidera o mercado com 38,9% da quota de negócio. ZTE, Motorola e Alcatel são outras das empresas de referência no país.
Esta não é a primeira vez que a Google é investigada por questões de concorrência e neste caso em especial contra os seus próprios parceiros uma vez que a empresa força que os seus serviços/apps sejam instalados em outros equipamentos, dificultando assim a instalação de origem de software de terceiros. Algo do tipo que a Microsoft já fez no passado ao impor aos utilizadores o IE.