Pplware

Estarão os utilizadores do Android Lollipop seguros?

A segurança e a privacidade dos utilizadores são hoje em dia aspectos bastantes importantes. São eles quem definem se uma marca / produto são seguros de se usar. Nesse sentido, as empresas estão cada vez mais atentas quando fabricam dispositivos e serviços. Uma das medidas mais faladas no final do ano passado foi a encriptação dos dados dos smartphones.

A Google é uma das empresas que mais investe em segurança quer nos seus serviços web quer no mais utilizado sistema operativo móvel do mundo o Android. Mas… será mesmo que o Lollipop é seguro e protege o utilizador?

Em Setembro do ano passado a Google comprometeu-se a reforçar todas as defesas em torno dos dados pessoais dos utilizadores, agora, ao que tudo indica, isso não está acontecer na sua mais recente versão do Android, deixando assim para os fabricantes a opção de activar ou não a criptografia nos seus dispositivos.

   

Na verdade também os fabricantes de smartphones não estão a configurar nos seus dispositivos com sistema operativo Android Lollipop a encriptação de dados automática, funcionalidade que a Google teria dito que seria aplicada por padrão.

E prova disso são os smartphones Motorola E, o Samsung S6, o Nexus 6 e o Nexus 9, que segundo a Ars Technica não têm a encriptação dos dados dos utilizadores activada por padrão. Num documento lançado pela Google a 11 de Janeiro, pode ver-se que a empresa suavizou as suas exigências, pois nas especificações podemos encontrar uma indicação, informando que os fabricantes devem activar a encriptação completa dos dados por padrão, deixando em aberto a possibilidade desta funcionalidade ser obrigatória num futuro próximo.

Com isto levantam-se algumas questões como é óbvio, mas será que os utilizadores que utilizam dispositivos com Android Lollipop têm os seus dados salvaguardados? E qual é a razão que leva a Google a não tornar esta funcionalidade obrigatória para todos os fabricantes?

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

Exit mobile version