O Essential Phone nunca foi um equipamento que tenha agradado às massas e sido um caso de sucesso de vendas, mas marcou um ponto de viragem no mundo dos smartphones em muitos pontos.
Mas o smartphone criado por Andy Rubin, o pai do Android, parece agora ter sido oficialmente descontinuado, marcando o seu fim. No entanto, há algo novo a caminho.
Nas últimas semanas o Essential Phone tem desaparecido dos catálogos das maiores lojas de equipamentos, mostrando que havia uma alteração profunda a caminho. A maioria dos registos mostrava apenas o fim dos stocks, sem informação de serem repostos.
Quando a marca foi questionada sobre o que se estaria a passar, a empresa de Andy Rubin resolveu abrir o jogo e revelar de forma definitiva e oficial que o Essential Phone estava terminado e que a sua produção tinha sido descontinuada e que os stocks não seriam repostos.
Claro que a maioria pensa que este fim é crítico, mas a marca garante que continuará a ter no mercado os acessórios e também as muito esperadas atualizações para o Android, um ponto onde a marca tem um excelente registo, sendo uma das mais rápidas a incorporar as novidades.
Desde que foi apresentando em 2017 que o Essential Phone marcou uma posição única no mercado. Este foi o primeiro smartphone a surgir com o notch, uma tendência que é regra hoje em dia.
Mas, e segundo a própria empresa de Andy Rubin, há uma novidade a caminho. Todos os esforços estão agora direcionados para o desenvolvimento da próxima proposta da marca, que naturalmente será um novo smartphone.
Ainda não se sabe como este irá inovar, mas é uma certeza que será completamente diferente do que existe hoje no mercado, tal como Andy Rubin nos habituou. Especula-se que será um smartphone focado na IA, que dispensará toda a interface física.