Em todos os serviços que fornece, a Google tem por habito recolher dados dos utilizadores. Estes servem um propósito bem específico e são armazenados por muito tempo.
O Assistente não é diferente e guarda principalmente as conversas que vai tendo com os utilizadores. Estas estão disponíveis e podem ser rapidamente eliminadas. Como é feito? Simples, usando o próprio assistente. Veja como o pode fazer.
A recolha das conversas entre o Assistente e os utilizadores tem uma função. De acordo com a empresa, servem para personalizar as pesquisas e as preferências dos utilizadores. Claro que nem todos querem guardar todos os pedidos.
Usar o Assistente do Google para eliminar as conversas
Para eliminar as conversas, o utilizador só tem de usar o tem à sua disposição. Assim, podem chamar o Assistente e dar-lhe um simples comando para este tratar do que pretendem. Só precisam mesmo saber o comando certo.
Assim, é tão simples como dizer “excluir minha última conversa“. Logo que a resposta seja dada, o pedido foi satisfeito. Podem usar igualmente “excluir a atividade de hoje” ou “excluir a atividade desta semana“.
Os utilizadores podem também eliminar manualmente
Além da confirmação da eliminação dos dados, o Assistente do Google dá ainda mais informações. Permite, todavia, o acesso ao histórico das conversas, bastando carregar em Minha atividade. Aqui encontram todas as conversas todas no passado.
Só precisam de navegar para a que querem eliminar e carregar nos 3 pontos apresentados à direita. Aí encontram 2 opções, Detalhes ou Eliminar. A primeira mostra os dados sobre essa conversa e a segunda, que é a pretendida, elimina-a do Google.
É desta forma que podem manter as conversas com o Assistente do Google controladas e limitar os dados fornecidos. Lembrem-se, no entanto, que estes servem para saber mais sobre os utilizadores, personalizando tudo o que pode ser oferecido.