A gestão dos ficheiros importantes dos utilizadores e a sua salvaguarda é uma assunto que deve estar presente na gestão de dia-a-dia dos nossos equipamentos.
Tal como nos computadores, também nos dispositivos móveis os utilizadores guardam os seus dados mais importantes e informação pessoal e por isso é de extrema importância existirem formas de os salvaguardar contra erros.
Hoje vamos trazer-vos duas alternativas para o Android, que vos vão dar a possibilidade de recuperar ficheiros erradamente eliminados.
Se na maioria dos sistemas operativos de Desktop existe forma de eliminarmos ficheiros, enviando-os para o caixote do lixo, nos dispositivos móveis não existe essa função nativa.
Caso os utilizadores não se preparem antecipadamente, acabam por perder de forma definitiva esses seus ficheiros, que muitas vezes são irrecuperáveis.
As duas alternativas que hoje vos vamos deixar, para Android, podem facilitar a vida no momento de recuperar uma fotografia erradamente eliminada ou de um qualquer vídeo importante que não queriam eliminar.
São duas implementações da reconhecida Reciclagem que podem encontrar no Windows ou noutros sistemas. Notem que apenas depois de instaladas podem começar a exercer a sua função, não tendo a capacidade de recuperar ficheiros eliminados antes.
Dumpster
A primeira proposta que vos apresentamos, o Dumpster, garante ao utilizador a possibilidade de eliminar de forma segura os seus ficheiros, com a garantia de os poderem recuperar posteriormente, em caso de problemas.
Ao eliminarem um qualquer ficheiro este é enviado para o Dumpster, onde ficará guardado até que o utilizador entenda que realmente não necessita dele.
A recuperação dos ficheiros é também ela simples, bastando navegar para esse ficheiro, dentro do Dumpster, e escolhendo a opção de recuperação.
Todas as funcionalidades do Dumpster podem ser definidas ao pormenor, desde os tipo de ficheiros a serem para lá enviados até ao tempo de retenção desses ficheiros.
A interface de navegação nos ficheiros eliminados é a típica de um qualquer gestor de ficheiros do Android, podendo a qualquer altura navegar entre todos os ficheiros eliminados e vendo até informação sobre cada um deles.
Uma particularidade única que o Dumpster tem é que pode ser configurado para estar bloqueado por um código, impedindo assim que qualquer um que tenha acesso ao equipamento possa eliminar de forma definitiva um ficheiro sem conhecimento do seu dono.
Para já o Dumpster apenas consegue agir sobre ficheiros eliminados, mas o seu criador está a preparar um alargamento, querendo incluir também contactos e SMS’s eliminados.
Recycle Bin
A segunda proposta que vos deixamos é o Recycle Bin. Tal como o Dumpster, também o Recycle Bin consegue criar uma barreira de protecção entre o utilizador e a eliminação de ficheiros de forma definitiva.
No Recycle Bin sempre que eliminarem um ficheiro ele é enviado para uma pasta especial no vosso Android e apenas contra uma indicação expressa ele é eliminado de forma definitiva.
A integração do Recycle Bin com o Android não é “perfeita”, necessitando o utilizador de indicar expressamente que pretende que o ficheiro a eliminar seja enviado para esta aplicação para ser guardada.
O Recycle Bin apresenta menos opções de configuração que o Dumpster, tendo no entanto as mesmas capacidades de filtragem de tipos de ficheiros e também de limpeza automática ao fim de um determinado tempo ou de um número de ficheiros.
Estas duas propostas podem garantir que não voltam a eliminar um ficheiro de forma errada ou acidentalmente. Mesmo que isso aconteça podem sempre recuperá-lo e tê-lo de novo disponível no Android.
Não sendo ferramentas essenciais nos vossos sistemas, permitem que tenham uma margem de conforto e que não voltem a ver eliminadas as vossas fotos ou vídeos que tanto gostam e querem guardar.
Mesmo que esse azar vos bata à porta podem sempre aceder à pasta onde os ficheiros passaram a estar e restaurá-los de forma simples.
Relembramos que estas aplicações apenas podem recuperar ficheiros eliminados depois da sua instalação, não tendo a capacidade de o fazer para ficheiros que já tinham sido apagados.