Pplware

DroidCam – O Android como sistema de videovigilância

Em tempos, em conversa com um colega que tinha sido pai há relativamente pouco tempo, ele questionava-me se conhecia alguma solução para fazer videovigilância do quarto onde o bebé se encontrava. Comecei inicialmente por indicar-lhe uma câmara IP com deteção de movimentos, mas ele referiu-me que já tinha andado à procura e os preços eram elevados. Nesse momento ele faz-me uma questão interessante: “Tendo o smartphone uma câmara, não haverá maneira de transformá-lo num sistema de videovigilância? “

Para esse efeito, existe uma excelente aplicação para Android! Vamos conhecer o DroidCam.

O DroidCam é uma fantástica aplicação para Android que permite usufruir da câmara e micro do dispositivo móvel a partir de qualquer lugar. O DroidCam funciona via WiFi ou através de uma ligação USB (recorrendo ao ADB).

Para criar uma solução de videovigilância basta instalar o DroidCam no smartphone/tablet com Android e possuir um cliente para Desktop Windows ou Linux (Fazer download aqui).

Como colocar em funcionamento?

Como referido, o DroidCam suporta ligações via Wifi ou USB. Para o presente exemplo vamos usufruir de uma rede WiFi, onde temos o smartphone e um PC. Depois de instalarmos o DroidCam no Smartphone, executámos-lo e a aplicação indicamos o endereço IP/porta que posteriormente iremos indicar na aplicação instalada no PC.

 

Do lado do PC, executamos o DroidCam Cliente e indicamos os parâmetros fornecidos pela aplicação para Android.

Para visualizar o stream, podemos por exemplo recorrer ao incomparável VLC. Depois de instalado, vamos a Media e escolhemos Abrir Emissão em Rede. Na próxima janela escolhemos o separador Dispositivo de Captura e em Device Selection devemos indicar DroidCam.

Se tudo estiver operacional, o VLC começará de imediato a apresentar o stream proveniente da Camara do Android. Recordamos que além da Webcam, podemos também obter o captura do áudio, realizada através do smartphone. Para isso deve indicar na aplicação cliente a opção Enable Audio (ver na imagem 3).


Licença: Freeware

Sistemas Operativos: Android 1.6 +

Homepage: DroidCam [103 KB]


Download: Aplicação para PC (Windows e Linux) aqui
Exit mobile version