Quem anda no mundo da programação para Android, certamente já recorreu à ferramenta Android Debug Bridge (ADB). Na prática, esta ferramenta do pacote SDK, permite que os utilizadores possam aceder e gerir o seu dispositivo Android ou a instância do emulador. Além da comunicação entre computador e dispositivo Android, o ADB permite ainda que se instalem aplicações, que se copie informação entre o PC e o equipamento Android e também que se corram alguns comandos na shell do Android.
Recentemente apresentamos aqui como poderiam usar o adb via linha de comandos. Hoje vamos conhecer o Droid Manager, um front-end para o ABD.
O Droid Manager é uma aplicação para windows, que permite fazer a gestão do seu Android 2.1 ou superior. A versão cliente e servidor estão disponíveis gratuitamente e podem ser descarregadas a partir do link que disponibilizamos no final.
Pré-Requisitos
- Microsoft .NET Framework 4.0 ou superior (download aqui)
- Drivers ADB & Fastboot (ver aqui)
- Portos 8000 & 8001 abertos no router
- USB Debugging activo no Smartphone (ver aqui)
- (Opcional) Cygwin (para manipular o ficheiro boot.img caso seja necessa´rio) – usado para é uma aplicação que se instala no Windows e permite emular o terminal do Linux. Usa uma DLL do Windows, para que aplicativos GNU possam funcionar num sistema Microsoft. O Cygwin é uma boa opção para quem quer conhecer o Unix.
Principais funcionalidades
- Aceder aos ficheiros do smartphones
- Copiar ficheiros do/para smartphone
- Procurar ficheiros no smartphone
- Alterar permissões
- Backup e restauro de aplicações
- Alterar a animação do boot
- Alterar os toques por omissão
- Wipe Cache
- Criar ficheiros .zip
- Alterar ficheiro build.prop
- Fix APK
- Instalar aplicações do sistema e utilizador
O abd é sem duvida uma ferramenta bastante importante para quem desenvolve aplicações para Android e também para quem gosta de explorar e modificar o sistema. Com o Droid Manager manager, a “complexidade” do adb desaparece, e o utilizador passa a dispor da maioria das fucnionalidades concentradas numa unica interface.