Também com suporte para instalação do Windows
Hoje em dia são muitas as distribuições Linux que podem ser experimentadas via Live CD/DVD ou através de uma PenUSB/Disco externo ou até mesmo recorrendo a um cartão de memória. Como os CDs e DVDs já são suportes digitais do passado, os dispositivos de armazenamento USB têm sido os preferidos dos utilizadores para este tipo de operações.
E porque não usar o seu Android para arrancar a sua distribuição Linux preferida ou até mesmo o Windows? Para esse efeito, vamos conhecer o projecto DriveDroid.
Tal como o nome sugere, o DriveDroid permite transformar o nosso dispositivo Android, numa Drive virtual. Deste forma o utilizador pode facilmente usar o Android para fazer boot no PC com um ISO/IMG que esteja armazenado no seu dispositivo.
Para quem não tem um .ISO/.IMG à mão, a aplicação disponibiliza também uma funcionalidade que permite de imediato fazer o download das distribuições Linux mais populares, como por exemplo o Arch, CrunchBang, Debian, Fedora,OpenSUSE ou o Ubuntu.
O DriveDroid disponibiliza também suporte para o Windows.
Como funciona?
O funcionamento desta aplicação é muito simples, devendo o utilizador seguir os seguintes passos:
- Ligar o Android ao PC usando um cabo USB
- Fazer download, por exemplo, de uma distribuição Linux. Se já tiver um .iso ou .img pode passar para o passo seguinte
Selecionar o .iso ou .img para fazer boot
E por fim devem reiniciar o PC. Não esquecer que na BIOS deverá estar definido que o boot deverá ser feito através de um dispositivo USB.
Uma das formas simples de testarem o DriveDroid é fazer o download, por exemplo, da distribuição SliTaz que ocupa apenas 35 MB. Para que tudo funcione, o seu Android deve ter permissões root (ver aqui como fazer root ao seu dispositivo).