Pplware

Dica: Está a ser seguido por um AirTag? O seu Android também já o consegue alertar

Os AirTag e outros dispositivos de localização Bluetooth vieram mudar o nosso dia a dia. Se eram para ser usados de forma pacífica, acabaram por ter uma segunda utilização, para perseguir os utilizadores. No Android agora também é possível saber se um destes localizadores está presente de forma constante para o seguir.


Desde que os AirTags chegaram que os problemas de privacidade têm surgido. Estes estão constantemente a ser revelados e o problema chegou ao ponto de a Apple ter de criar mecanismos para alertar os utilizadores quando estes são (provavelmente) seguidos.

A Google está também ciente deste problema e como os seus utilizadores podem também estar expostos. Quer conseguir alertar para a presença de um AirTag e assim ajudar nestas situações. Essa capacidade chegou ao Android e pode ser usada de forma simples.

Como muitas outras melhorias, esta novidade chegou com uma atualização via serviços Google Play, sem depender dos fabricantes. Esta já deverá estar na maioria dos smartphones e por isso pode ser configurado. Basta aceder às Definições e procurar a opção Segurança e emergência.

Aqui dentro, devem escolher depois a opção Alertas de rastreador desconhecido. A opção Permitir alertas deverá ser ativada, caso ainda não esteja. Será assim que a monitorização permanente é feita, tentando registar a presença constante de qualquer AirTag ou outro dispositivo.

A qualquer momento o utilizador pode também fazer uma procura manual, onde vai tentar ser encontrado um destes dispositivos. Caso algum esteja nas proximidades, o alerta deverá surgir de imediato para o utilizador tomar as medidas necessárias para se proteger.

De outra forma, e caso esteja de forma constante junto de um AirTag, que o deverá estar a seguir, o Android irá emitir um alerta e fornecer todas as informações para auxiliar o utilizador. Este dever+a remover a bateria e, se possível, contactar as autoridades.

Exit mobile version