A Play Store é o local por excelência para aceder a apps no Android. Ali podemos encontrar toda e qualquer proposta que existe neste ecossistema, independentemente da sua utilidade.
Claro que nesta loja encontram apps que não são apropriadas a todas as idades. Por isso é importante ativar o controlo parental na Play Store do Android. Vamos ver como o podem fazer.
Limitar o acesso a algumas apps na Play Store é a garantia de proteção para muitos utilizadores. Estes têm apenas visíveis as app ajustadas à sua idade e às quais devem aceder. A Google faz esta limitação com o controlo parental.
Como aceder às definições da Play Store
O acesso a este controlo é feito dentro da própria Play Store. Será aqui que esta limitação será imposta e por isso devem lançar esta app para iniciarem o processo.
De seguida, e porque precisam de alterar alguns parâmetros da própria Play Store, devem abrir o menu da app. Depois, devem escolher a opção Definições.
Ativar o Controlo parental da loja de apps da Google
Dentro da zona de definições da Play Store devem procurar a opção Controlo parental. Deverá estar desativada e por isso devem entrar para alterar os parâmetros.
Aí dentro vão ver a opção para ativar o Controlo parental. Só precisam de mudar o interruptor para a posição em que este fica ativado. Dai em diante o Controlo parental fica pronto a controlar as apps apresentadas.
Uma proteção contra as mudanças de configuração
Claro que a Google pensou na possibilidade desta configuração ser alterada por quem não deve. Por isso obriga a definir um PIN de controlo que será pedido caso se pretenda alterar esta configuração.
Desse momento em diante podem terminar a configuração do Controlo parental. As 2 opções presentes permitem configurar os limites tanto para as apps como para a música.
Limitar as aplicações e os jogos
Na primeira opção podem definir a classificação PEGI a que vai ser possível aceder. Por omissão vai estar definido o acesso a todas as apps e a todos os jogos, sem qualquer limite.
Só precisam então de definir o escalão a que querem permitir o acesso. Este será um filtro para a classificação das apps na Play Store. Para terminar só precisam de carregar no botão Guardar.
Limitar a música que é proposta
Podem também impor limites à música que é proposta na Play Store. Este filtro servirá para manter fora das propostas conteúdos explícitos e ofensivos. Só precisam de ativar esta opção.
Com este último passo a configuração do controlo parental fica terminada. Desse momento em diante não vão ser propostas apps, jogos ou músicas que caiam fora das regras impostas.
Esta é a solução ideal para aplicar num smartphone de alguém mais novo ou que queiram limitar o acesso a apps dedicadas utilizadores mais velhos. É simples de implementar e garante a segurança aos pais e educadores.