Apesar de ter assustado muita gente, o sismo de ontem serviu para mostrar várias situações. Uma delas é que o sistema de alerta de terramotos da Google funciona no Android. Como recebemos algumas queixas de leitores que não receberam o alerta, hoje mostramos como podem confirmar que este sistema está ativo nos smartphones Android.
Com o sistema de alertas de terramoto do Android a Google quer dar aos utilizadores deste sistema operativo uma ajuda preciosa. Pode notificar para um sismo e dar uma ajuda essencial para saber como se proteger e reagir perante uma situação destas.
Ficou provado ontem que este sistema funciona bem em Portugal, ainda que alguns utilizadores se tenham queixado de não ter recebido o alerta. Este depende de estar ativo este serviço e ter uma ligação à Internet ativa, quer seja via Wi-Fi ou pelos operadores de telecomunicações.
Ajuda da Google nestes momentos complicados
Esta opção está presente nas versões mais recentes do Android e é simples de ativar ou, no limite, de confirmar que está pronta a ser usada. Deve começar por abrir as Definições e depois procurar a opção Segurança e emergência.
Aqui dentro, e no meio das várias opções presentes, encontrará a que procura, chamada Alertas de terramoto. Esta deverá estar ativa, podendo o utilizador ter de imediato a certeza de que no futuro poderá ser ajudado e receberá esse alerta. De recordar que é uma informação que vem de entidades certificadas e usa a localização do smartphone Android.
Simular alerta de terramoto no smartphone
É também possível encontrar presente nesta área uma explicação da forma como este sistema funcionará com o Android e qual a fonte dos dados. Há ainda uma opção útil que permite simular um alerta, para o utilizador ter acesso ao que irá acontecer em caso de alerta de terramoto, bem como uma ajuda sobre o que fazer nesse momento.
Não sendo das opções mais visíveis, esta é sem qualquer dúvida uma das mais importantes para os momentos de necessidade de socorro. Alguns segundos ou minutos de antecipação podem fazer toda a diferença no caso de um terramoto e a Google, pelo Android, procurará dar-lhe essa ajuda para se proteger.