Foi lançada ontem a versão final do CyanogenMod 7, baseada na versão 2.3.3 (Gingerbread) da Google.
O CyanogenMod é um firmware customizado disponível para cerca de 30 smartphones Android. Foi criado para melhorar o desempenho e usabilidade dos SO Android, baseado no Android Open Source Project, e recorre a ROMs lançadas por fabricantes e operadoras.
É suportado por uma enorme comunidade de programadores e testers e oferece várias funcionalidades e melhoramentos não disponíveis em nenhuma outra versão oficial do Android.
É utilizador de Android? De que está à espera para verificar o suporte do seu modelo?
A instalação de uma ROM “cozinhada” pela CyanogenMod é em tudo vantajosa e capaz de tirar melhor partido do smartphone, em todos os aspectos.
Há um pormenor requerido aquando da instalação destas ROMs: é necessário acesso “root” no equipamento. As vantagens são largamente superiores às desvantagens… Tudo isso foi já discutido no artigo ““root” no Android – Um mundo recheado de funcionalidades“.
Como exemplo, publiquei recentemente um artigo, “O derradeiro manual do TMN a1“, que explica os passos para instalar, entre outras, uma versão da CyanogenMod, nomeadamente a versão 6.1 baseada no Android 2.2 (Froyo). O contentamento dos novos utilizadores é geral e quem está habituado à ROM original e começa a usar uma ROM “cozinhada”, CyanogenMod ou outra, fica deveras surpreendido pela rapidez e funcionalidades adicionais.
Existem muitos modelos de smartphones, além dos 29 oficiais no momento, que têm versões CyanogenMod adaptadas pela comunidade… portanto, um smartphone para ter uma ROM CyanogenMod não tem necessariamente que ser oficialmente suportado. Caso disso é o TMN a1 (Huawei U8220/U8230), até agora, mas que se prevê que seja adicionado brevemente, formando então os 30 modelos oficialmente suportados.
A lista completa dos modelos suportados pode ser vista neste link. Na wiki do CyanogenMod há indicações passo-a-passo para uma instalação correcta. Tudo deve ser feito com bastante atenção.
O fórum está também carregado de informação e utilizadores prontos a ajudar não faltam. Faça-o com calma e sem medos, não se irá arrepender!