Pplware

CyanogenMod 10, versão estável, já está disponível

Pssss…. utilizadores com equipamentos Android…o CyanogenMod 10 chegou! No dia em que a Google deu inicio à comercialização de equipamentos da linha Nexus, em alguns países, e disponibilizou também o Android 4.2 (o mais open-source de sempre (apenas com drivers GPU proprietários)  para alguns dispositivos, o grupo de trabalho CyanogenMod disponibilizou, após alguns meses árduos de trabalho, a versão 10 do CyanogenMod – a ROM mais famosa do mundo Android.

Para quem não conhece, o projecto CyanogenMod é considerado a ROM mais famosa do mundo (que pode substituir a ROM que vem do fabricante) e conta com cerca de 500 mil de utilizadores das suas releases oficiais, mais uns chorudos 300 mil provenientes de KANGS (um KANG é alguém que compila a rom a partir de umas sources “oficiais” e lança para o público, não sendo lançada pela própria equipa que tem as sources). As estatísticas referentes ao número de instalações desta ROM podem ser consultadas aqui.

O CyanogenMod 10 é baseado no Android 4.1 Jelly Bean e traz algumas novidades muito interessantes, das quais se destacam:

Relativamente aos dispositivos suportados, o CyanogenMod 10 está neste momento disponível para alguns dispositivos “de peso” como é o caso do:

Confiram aqui todos os dispositivos já com suporte para esta versão.

Em média cada ROM ocupa tem entre 150 a 160 MB. Nos próximos dias espera-se que o CyanogenMod 10 esteja disponível para outros dispositivos.

Além das novidades já referidas, a equipa do CyanogenMod anunciou, via Google+, já que está a trabalhar na próxima ROM que será baseada no Android 4.2 Jelly Bean e que está era ser designada por CM 10.1 (e não CM 11).

Exit mobile version