A Cyanogen anunciou na passada semana a chegada da mais recente versão da sua ROM, agora já baseada no Android Lollipop.
Depois de vários meses de testes e de afinações, a nova versão do Cyanogen foi lançada primeiro para os dispositivos OnePlus, mas acabou por ser retirada pouco tempo depois, e a razão para isso é excelente para os utilizadores desta versão do Android.
A razão para a actualização ter sido interrompida para os equipamentos OnePlus é bem simples. A Cyanogen resolveu trazer de volta a chamada de voz “OK OnePlus” e ao tê-la pronta resolveu incorporá-la já nesta nova versão.
Esta opção é similar ao que a Google tem já na sua versão do Android e dá acesso às pesquisas no sistema, mesmo com o telefone bloqueado ou desligado.
Segundo informações do co-fundador da Cyanogen, Carl Pei, partilhadas via Twitter, esta interrupção será temporária e deverá ser retomada durante esta semana, já com a nova funcionalidade incorporada.
Uma vez que a nova versão tinha sido inicialmente lançada para os equipamentos OnePlus, foram estes as “vítimas” desta interrupção, mas vão ser eles o primeiros a poder usufruir esta novidade.
A possibilidade de usar a chamada “OK OnePlus” esteve já em testes há cerca de um ano, mas os maus resultados obtidos na altura levaram a que a Cyanogen acabasse por decidir retirá-la e continuar o seu desenvolvimento fora das versões oficiais.
A ideia da Cyanogen para o “OK OnePlus” é dar ao utilizador as mesmas capacidades de pesquisa que a Google dá com o seu “Ok Google”, libertando o utilizador da escrita e podendo chamá-la directamente de qualquer ecrã, mesmo bloqueado.
Todos os utilizadores que entretanto tenham feito a actualização devem depois receber uma nova versão, onde será incluída a funcionalidade “OK OnePlus”.
É também natural que a Cyanogen aproveite esta paragem para corrigir bugs que tenham entretanto surgido e que estejam prontos para ser incorporados na nova versão do Cyanogen OS 12.