Pplware

Cyanogen vai criar o seu browser Android baseado no Chromium

A Cyanogen é uma das marcas que tem conseguido fazer frente à Google no mundo Android. Com a sua distribuição baseada na versão Open Source do Android, tem conseguido atrair muitos utilizadores e ser uma alternativa viável.

Mas a Cyanogen quer ser muito mais e por isso mune-se das ferramentas e aplicações essenciais, tendo a ideia de se tornar independente da Google a 100%. A mais recente proposta, que surgirá em breve é uma versão própria do browser do Android. O Gello chegará em breve e é baseado no Chromium.

Esta nova versão do browser da Cyanogen será criada com base na versão open-source do Chrome, o Chromium, e será para integrar com a versão da comunidade da Cyanogen.

Para já ainda não existe uma versão concreta para ser testada mas a Cyanogen tem já o seu trabalho adiantado e começou a mostrar aos utilizadores o que se poderá esperar deste novo browser.

Por ser baseado no Chromium manterá muita da imagem que estamos habituados a ver no Chrome, mas terá a vantagem de estar liberto de todas as ferramentas adicionais que a Google coloca na sua versão.

Da mesma forma que tem acontecido com a CyanogenMod e com as ferramentas criadas para a acompanhar, esta versão do Chromium estará à responsabilidade da comunidade que sustenta esta versão do Android.

anterior próxima

Apesar das semelhanças com o Chrome serem óbvias, o Gello terá funcionalidades únicas e que o distinguem até de outras versões baseadas no Chromium.

So que se pode ver da informação apresentada por Joey Rizzoli, um membro da Cyanogen, este browser permitirá a recolha de páginas para leitura em modo offline, um modo noturno que inverte as cores do browser, uma ferramenta para bloquear publicidade, vários controlos de segurança e um gestor de downloads com funcionalidades avançadas.

Todas estas funcionalidades extra vão permitir aos utilizadores o Gello e da CyanogenMod navegarem na Internet sem estarem preocupados com a informação que estão a enviar para a Google.

Ainda não existe uma data precisa para lançamento do Gello, mas a Cyanogen espera tê-lo disponível muito em breve. Será incorporado na ROM CyanogenMod assim que esteja com uma maturidade mínima.

À imagem do que a Google fez com o Chrome, o Gello deve substituir gradualmente o actual browser, até se tornar o único presente nesta ROM.

Este é mais um passo da Cyanogen de se libertar das ferramentas que a Google coloca no Android e que fazem os utilizadores dependerem dela.

Exit mobile version