A chegada da versão 12 da Cyanogem, dedicada ao Lollipop, era já esperada há algum tempo. Depois da Google ter lançado de forma oficial a sua nova versão do Android começaram os trabalhos de adaptação desta versão para a ROM alternativa mais conhecida do mundo Android.
Lentamente a Cyanogen 12 foi surgindo, de forma mais ou menos oficial, e hoje é finalmente disponibilizada, mas com alguma exclusividade…
A nova versão da Cyanogen foi para já lançada de forma exclusiva para os equipamentos da OnePlus, garantindo que estes acedem primeiro ao Android 5, e mantendo também a exclusividade que a parceria entre estas duas empresas garante.
Apenas daqui a algumas semanas a versão geral da Cyanogen 12 será libertada para todos os utilizadores, que a vão receber de forma gratuita e OTA.
Para além de incluir todas as novidades que a Google colocou na quinta versão do Android, a nova versão da Cyanogen traz algumas novidades exclusivas e que tinham estado lentamente a ser apresentadas.
Falamos da possibilidade de customizar de forma muito alargada todos os elementos desta ROM, com o recurso à app Themes. Esta permitirá alterar elementos decorativos, que vão ao pormenor de poderem ser aplicados a aplicações específicas.
Para além disse está também presente a nova aplicação de email Boxer, que vem substituir a da Google. Esta garante aos utilizadores não apenas a melhor performance, mas também a melhor segurança.
A versão hoje lançada não tem ainda incorporadas as melhorias que a Google colocou na mais recente actualização do Lollipop, mas espera-se que a próxima versão, provavelmente a Cyanogen 12.1, já as tenha presente.
Mesmo com as relações entre a Cyanogen e a OnePlus a estarem ainda meio frágeis e com a existência da versão própria do Android desta última, o lançamento em exclusivo desta nova versão vem mostrar que estas duas empresas ainda têm muito para produzir entre si.
Ainda não existe uma data oficial para a disponibilização geral da Cyanogen 12 para o público geral, mas a mesma deve fazer-se nas próximas semanas, altura em que todos vão poder instalá-la nos seus smartphones Android.