Pplware

Cuidado, as VPNs do Android nem sempre são o que parecem

Em certos cenários, as VPNs são a forma de nos mantermos seguro e garantir que o nosso tráfego na Internet não é escutado ou raptado. Estes serviços prometem níveis de segurança elevados e uma protecção a toda a prova. Uma avaliação às principais e mais usadas apps de VPN no Android revelou que isto não é verdade, havendo graves problemas de segurança no que oferecem, colocando o utilizador em perigo.

Esperava-se que os serviços de VPN que muitas empresa disponibilizam, sejam eles gratuitos ou pagos, tivessem elevados níveis de segurança e privacidade.

Este requisito obrigatório foi avaliado por uma equipa de investigadores e as suas conclusões são muito preocupantes. Das 283 aplicações de VPN disponíveis na Play Store, 10 delas não cumprem com o que prometido.

Os números desta análise revela que a maioria dessas aplicações tem problemas, sendo estes distribuídos da seguinte forma:

A lista das 10 piores aplicações (e serviços) de VPN da loja de aplicações pode ser vista abaixo, organizada pelos resultados da avaliação do VirusTotal.

Muitos desses serviços acabam por injectar código de detecção de utilizadores e publicidade nos browsers dos utilizadores, contrariando o que se esperaria que fosse este serviço. Dos poucos responsáveis por estas aplicações que responderam aos investigadores, a principal razão apontada é a possibilidade de terem retorno monetários. Esta é uma situação que ocorrerá mais nos serviços gratuitos.

Apesar do estudo se ter focado nas aplicações para Android, tudo leva a crer que este problema deverá existir também no iOS e até nos clientes de VPN para Windows, Linux e Mac.

Afinal, e como provou este estudo, algo que deveria ser naturalmente seguro tem problemas graves e deixa os dados dos utilizadores expostos. A solução passa por criarem servidores de VPN pessoais e usar os clientes de acesso que estejam há já vários anos no mercado e com provas dadas ou usar o do próprio Android.

Via An Analysis of the Privacy and Security Risks of Android VPN Permission-enabled Apps

Exit mobile version