Pplware

Torque – As informações do seu carro no Android

Temperatura do motor, emissões de CO2, rotações do motor, consumos de combustível instantâneos, médias de consumo de combustível, temperatura do ar de admissão, …tudo no seu dispositivo móvel Android.

Os dispositivos móveis vieram revolucionar o segmento tecnológico. No entanto, características como a mobilidade, capacidade de processamento e integração com outros dispositivos através das mais diversas interfaces e sensores, são também interessantes e que podem ser facilmente aproveitadas para outros segmentos como é o caso do segmento automóvel.

E se fosse possível, através do seu dispositivo móvel, saber várias informações, em tempo real, do seu veículo? Hoje apresentamos a aplicação Torque e ensinamos como podem ler, do vosso veículo, as mais diversas informações.

O Torque é uma aplicação para Android, que permite que o nosso dispositivo móvel, através de um dispositivo Bluetooth, que é ligado à ficha OBD, obtenha diversos dados referentes ao chamado “cérebro” (também conhecida como unidade ECU) do automóvel, em tempo real, tais como:

Contudo, é normal que alguns dos sensores virtuais na aplicação não funcionem, pois alguns dos sensores reais, que estes sensores virtuais representam, não se encontram presentes no automóvel ou então porque, dependendo da ECU não será possível ter acesso para ler determinados parâmetros.

Outro dado (menos) importante, mas também interessante é o facto de, como esta aplicação, podermos usar o GPS presente na maioria dos smartphones, e sabermos, por exemplo, quanto tempo leva o automóvel dos 0-100 km/h, quanto tempo leva a percorrer uma milha e fazer uma média, mais precisa, da velocidade numa determinada viagem.

Mas esta aplicação não se fica por aqui, ela também é capaz de executar um auto-diagnóstico ao automóvel e detectar se existe alguma avaria neste, listando-a depois num menu e indicando nela um link para uma página WEB que irá mostrar posteriormente, através dum código, que tipo de avaria se trata.

E como se isso não bastasse, pode-se ainda, através do uso do GPS, fazer um tracking de uma viagem, registando a aplicação com cores diferentes, o caminho seguido pelo automóvel, dependendo da velocidade registada através do GPS.

Na aplicação também é possível criar um perfil para um determinado carro, indicando diversos parâmetros referentes ao carro. Criando um perfil, poderá sempre, que a aplicação estiver activa, registar e guardar a distância percorrida pelo automóvel numa viagem, e outros dados referentes aos sensores virtuais que está a usar num determinado momento.

Assim, é possível depois guardar estes dados no formato usado pelo Google Earth, e envia-los através de e-mail, por Bluetooth ou para o Dropbox, para que mais tarde possa abri-los com o Google Earth e ter acesso a esses dados detalhados que foram registados durante a sua viagem.

Neste perfil, também é possível introduzir o custo de cada litro de combustível, para assim na aplicação poder saber em tempo real, qual o custo de uma determinada viagem que fez.

Possibilidade de exportação:

Percurso mapeado

Em suma, esta app é para quem é mesmo fã de automóveis e gostaria de saber um pouco mais do que se passa dentro do capô do seu automóvel.

Não esquecer que o torque só funciona se tivermos um adaptador que liga à interface OBD do seu automóvel.

O torque permite transformar o seu Android num autêntico painel de informações do seu automóvel, podendo os resultados ser exportados para os mais diversos formatos. Para isso é necessário que possuam um adaptador OBD ligado no carro, que envia, via Bluetooth, todas as informações para o seu dispositivo móvel.

Conheciam este tipo de sistemas? Já usam?

Exit mobile version