A segurança do Android assenta na utilização de biometria, de códigos ou de padrões. Estes reforçam-se mutuamente e garantem aos utilizadores uma proteção necessária para impedir o acesso aos seus dados.
Claro que, por vezes, têm problemas e precisam de ser contornados. Dessa forma garantem o acesso ao smartphone sem comprometer a segurança. Hoje vamos explicar como o fazer, de forma simples e direta.
Os mais recentes sistemas assentam na biometria para garantir o acesso aos smartphones. Basta colocar o dedo para desbloquear, reconhecendo o utilizador. No entanto, em algumas situações, é ainda necessário colocar o PIN ou o padrão definido.
Desbloquear o bloqueio do Android
Como ficou mostrado na semana passada, existem problemas com o bloqueio do Android, que não reconhece o PIN. Ora, volta ao seu estado de bloqueio sem alterar nada no smartphone. Para ultrapassar este estado, devem em primeiro lugar escolher a opção Emergência.
Assim, podem realizar qualquer chamada que necessitem. Mas não será esse o caso para este processo de desbloqueio. Em seguida, devem apenas carregar na tecla para aumentar ou então diminuir o volume, de forma a chamar o menu de suporte que será apresentado.
Aceder às definições de segurança
Nesse mesmo menu, para além do regulador de volume, vão encontrar o acesso às definições. Este surge na forma de uma roda dentada, que devem carregar. Estão assim a tentar aceder a esta área, sendo pedido o PIN de acesso.
De imediato será igualmente sobreposto um novo ecrã, onde podem colocar o PIN de acesso ao Android. Como resultado, o smartphone deverá ser desbloqueado e dado acesso ao equipamento. Só precisam posteriormente de sair das Definições e aceder ao sistema operativo.
O PIN volta a desbloquear o smartphone
É desta forma que, caso encontrem problemas, podem contornar o bloqueio do Android. Assim, com alguns passos simples podem colocar o PIN numa zona mais resguardada e com acesso direto ao smartphone. Não comprometem a segurança e ultrapassam qualquer problema que encontrem.