É certo que a Google quer fazer do M uma versão melhorada do Lollipop, corrigindo problemas em algumas funções e melhorando outras. É isso que se pode ver já nas primeira versão disponível e que pode ser já testada.
O modo Não incomodar é um dos pontos que mais controvérsia deu no Lollipop, por retirar algumas funções básicas e por ser difícil de controlar. No M tudo mudou e esta função está muito melhor.
O modo Não incomodar é a função que permite aos utilizadores garantirem que os seus equipamentos não tocam em determinados períodos, sendo apenas contornado em situações específicas, definidas pelo utilizador.
Esta funcionalidade foi introduzida no Lollipop e depressa se tornou um ponto de discórdia, por eliminar o modo silencioso no Android. A Google melhorou-a no M e está agora mais simples de usar e mais eficiente.
A interface de ativação rápida
Com acesso directo pelas definições rápida, o modo Não incomodar tem agora a possibilidade, tantas vezes pedida, de ter um modo silencioso. Se preferirem podem também activá-la directamente no ícone reservado nas definições rápidas.
Apenas quando o utilizador define explicitamente que a quer activa passar a estar ligada, e por norma por uma hora. Claro que este tempo pode ser alterado, mas sempre em slots de uma hora, algo que a Google deve mudar em breve.
Mas o modo Não incomodar tem agora três formas diferentes de funcionar, cada uma dedicada a um grau de isolamento:
- Silêncio Total: Novo modo do Android, que bloqueia por completo os alarmes e contactos. Todos são deferidos e não são apresentados ao utilizador
- Apenas Alarmes: Bloqueio completo, mas permite que alertas dos alarmes sejam enviados ao utilizador
- Apenas Prioridades: É o comportamento idêntico ao que temos hoje no Lollipop. Apenas os eventos ou contactos definidos pelo utilizador o contornam
Qualquer um destes modo é acedido com o reduzir do som ao mínimo. Se no valor mais baixo está o silêncio, com mais um clique no botão passar a um destes modos.
O utilizador escolhe depois qual o que pretende ser usado e ajusta-lhe o tempo em que o quer activos. O valor de omissão é uma hora.
A interface de configuração
Tal como este modo está melhor, mais visível e mais intuitivo para o utilizador, também as configurações foram melhoradas e com novas funcionalidades. Tudo se divide agora na definição das permissões das prioridades e nas regras automáticas.
A primeira permite que sejam definidos quais os tipos de eventos que têm lugar nas prioridades e quais os contactos que contornam o modo de não incomodar.
No lado das regras automáticas, algo que não existia antes no Android, o utilizador pode definir períodos e situações em que quer que o sistema se coloque em modo de não incomodar.
Existem várias regras já definidas, que podem servir como exemplo para a criação de novas, adaptadas e ajustadas ao utilizador. Depois, no dia e hora definidos o Android vai ligar o modo Não incomodar e manter-se assim até a regra terminar.
Esta melhoria vem mostrar que a Google quer tornar o Android M mais adaptado aos utilizadores, mais ajustado ao que precisam e, acima de tudo, mais simples de usar.
É apenas mais uma das muitas melhorias que vão surgindo e que podem ser vistas por quem já tem o Android M instalado no seu smartphone Nexus.